Geral

Imbituba é a única cidade do Sul de SC com saldo positivo de empregos em novembro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Imbituba foi a única do Sul de Santa Catarina, entre as que possuem mais de 30 mil habitantes, a ter saldo positivo de empregos no mês de novembro de 2015. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged no “Estudo do Emprego Formal em Municípios com mais de 30.000 habitantes do Estado de Santa Catarina”. De acordo com a avaliação que inclui 41 cidades, Imbituba é a 5ª colocada no Estado com um saldo de 83 empregos no mês de novembro. 

É uma pequena diferença entre os 4º e o 3º lugares estaduais, sendo Caçador (84) e Itapema (90). A primeira colocada é Florianópolis com saldo de 642 empregos e a segunda é Balneário Camboriú somando 272, em novembro.  O saldo é calculado pela diferença entre o número de contratações e desligamentos. Desde junho a cidade tem saldo positivo e desde setembro apenas com crescimento, somando 240 novas vagas no período. 

“Com uma administração voltada para a gestão eficiente a cidade caminha contra a crise. Grande parte deste resultado se deve às novas políticas de gestão fiscal, incentivo ao comércio, à indústria e ao turismo, que tem evitado as demissões observando a temporada de verão. Continuamos trabalhando na conquista de novas empresas para a abertura mais oportunidades para os imbitubenses neste período que tem sido tão complicado para todos os brasileiros. A administração pública tem sido um grande desafio com cada vez menos participação financeira dos governos federal e estadual para manutenção de programas básicos”, analisa o prefeito Jaison Cardoso.

2ª maior geradora de empregos em SC

No cálculo proporcional pelo número de habitantes, Imbituba aparece como a 2ª maior geradora de empregos no mês de novembro, com 1 vaga para cada 481 habitantes. O primeiro lugar está com Balneário Camboriú (1/397), em 3º lugar aparece Itapema (1/500), seguida de Florianópolis (1/654) e Caçador (1/892).

Colaboração: Emanuelle Querino Alves de Aviz