Geral

Imbituba entra na lista dos municípios infestados pelo Aedes Aegypti

Cresce o número de focos no Estado.

Divulgação

O dado, divulgado pela 19ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde, em Tubarão, é considerado preocupante. Entre janeiro e maio deste ano, o município de Imbituba registrou 35 focos do Aedes Aegypti. Boa parte, já foi eliminada (26), mas, a cidade foi classificada, nesta quinta-feira (14), como infestada.

“No Estado, houve um aumento superior a 40% em relação aos números do ano passado. Na região da Amurel não é diferente, pois, nós tivemos um crescimento de 52%. E, quem está liderando o ranking nessa região é o município de Imbituba. Por isso, a partir de hoje, ele passa a ser considerado infestado pelo Aedes Aegypti”, disse Sabrina Fernandes, bióloga da 19ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde em Tubarão.

Os bairros, Mirim e Portinho da Vila são os que registraram o maior número de focos. Segundo a representante da Regional de Saúde, o reflexo desse aumento está relacionado a proximidade de Imbituba aos municípios onde houve, também, o registro de infestação, como Florianópolis.

A bióloga Sabrina Fernandes já se reuniu com as equipes do município de Imbituba para traçar estratégias e combater o Aedes Aegypti. A capacitação da equipe faz parte do plano de prevenção ao mosquito da dengue.

“No momento que nós temos focos, o sinal já está alerta. Também, nós temos que evitar a possível transmissão da doença. Então, a gente atua capacitando o município e mostrando qual rumo a Secretaria Municipal de Saúde deve tomar”, ressaltou a bióloga.

Segundo o Coordenador do Programa de Combate às Endemias da Prefeitura de Imbituba, Eduardo Carvalho, o apoio das agentes comunitárias tem sido fundamental na contenção do aumento dos focos. Hoje, são nove os que ainda permanecem ativos. Mas, a intenção é eliminá-los até o fim de maio.

Mesmo com a eliminação de todos os focos, o trabalho promete ser constante, com o retorno dos agentes de endemias, nas áreas afetadas, a cada dois meses. Esse trabalho de controle deve se estender durante todo o ano.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

PEC do Governo do Estado permite repasse de recursos de emendas parlamentares direto aos municípios

A PEC é uma forma de agilizar e desburocratizar os repasses dos recursos de emendas parlamentares diretamente para as prefeituras por meio de transferência especial, independentemente de celebração de convênio.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete