Geral

Imbituba: Força-tarefa é montada para fiscalizar ligações irregulares de esgoto

Denúncias podem ser feitas no e-mail [email protected], preferencialmente, acompanhadas de registro fotográfico do problema constatado.

Divulgação

A Prefeitura de Imbituba iniciou, nesta terça-feira (02), uma força-tarefa de fiscalização contra o despejo irregular de esgoto na rede pluvial. O trabalho, que será contínuo, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA).

Na ação, uma equipe multidisciplinar se dirige até os locais denunciados pelos moradores e fiscaliza toda a rede de drenagem. Se forem constatadas ligações irregulares nas “bocas de lobo”, uma investigação é realizada junto aos imóveis nas proximidades. Havendo indícios de esgoto irregular, os tubos são lacrados imediatamente.

A legislação proíbe a ligação de esgoto na rede pluvial, bem como, qualquer tipo de ligação nas bocas de lobo, seja de drenagem de águas da chuva ou de esgoto. Nesta primeira ação foram fiscalizadas, a Rua Expedicionário e a Avenida Renato Ramos da Silva, ambas no bairro de Vila Nova.

“A força tarefa atuará nos principais bairros do município, coibindo toda e qualquer prática ilegal e danosa ao meio ambiente e à saúde pública”, disse o Presidente do SAMAE de Imbituba, Cláudio Vicente.

Sobre as irregularidades encontradas nesta terça-feira, foram observadas duas ligações clandestinas, ambas lacradas. Outros dois imóveis receberam a orientação de retirarem, das bocas de lobo, as tubulações das drenagens dos terrenos e receberam um prazo de 15 dias para a modificação.

Denúncias podem ser feitas no e-mail [email protected], preferencialmente, acompanhadas de registro fotográfico do problema constatado.

Com informações do site HC Notícias

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Força-tarefa interdita empresa que ignorou decreto e alertas da fiscalização em Tubarão

Os fiscais também aplicaram na empresa quatro multas por sucessivos descumprimentos da ordem de fechamento.