Economia

Imbituba terá mercado criativo

O espaço cultural Casa Torquato receberá o MercadIM por tempo determinado, focando no nicho do turismo de inverno

Imagine entrar em uma casa, experimentar um pão caseiro com café, participar de uma oficina de música ou fotografia e ainda poder comprar um produto autoral, diferenciado e de qualidade, com a identidade da cultura regional.

Esse é o ambiente que quem visitar Imbituba durante o inverno vai encontrar no MercadIM: uma iniciativa colaborativa que tem o objetivo de fortalecer a economia criativa na região. De julho a setembro, no auge da temporada da baleia franca, as portas do espaço cultural Casa Torquato estarão abertas, bem no Centro da cidade.

A idealizadora do projeto, Isabella Torquato, explica que o MercadIM poderá receber até 30 criativos para a parte da loja com produtos para presentear, para casa ou ainda de brincar e colecionar, inclusive quitutes para levar ou comer lá mesmo.

O espaço das oficinas e workshops terá uma agenda de eventos. “Nosso objetivo é valorizar a criação e produção do indivíduo e assim oferecer uma experiência de contato mais legítima num ambiente acolhedor. Fizemos uma ‘chamada criativa’ nas redes sociais e já selecionamos vários trabalhos que têm esse perfil. No momento, estamos com uma lista de espera para futuros interessados”, destaca.

O espaço cultural Casa Torquato receberá o MercadIM por tempo determinado, focando no nicho do turismo de inverno. “Praias lindas, natureza exuberante e uma cultura riquíssima clamam por negócios sustentáveis e o ecoturismo é a oportunidade. A Rota da Baleia Franca – projeto com realização do Sebrae, governo estadual e governos de Imbituba, Laguna e Garopaba – tem esse objetivo, organizar e fortalecer o turismo de avistagem da baleia franca. Inclusive através desse projeto teremos a oportunidade de divulgar o MercadIM na WTM Latin America – um dos eventos mais respeitados do turismo –, que será em São Paulo no fim deste mês de março”, projeta Isabella.

Rede social

Acompanhe os primeiros passos do MercadIM na página facebook.com/MercadIM

Com informações do site Diário do Sul