Geral

Imetro encontra 21 lotes de materiais escolares com irregularidades em SC

175 lotes de materiais escolares foram analisados

Foto: Divulgação

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) analisou 175 lotes de materiais escolares para verificar se as quantidades estavam de acordo com o que está descrito nas embalagens, assim como se as informações contidas nos rótulos estavam disponibilizadas de forma clara e correta ao consumidor. Do total, cerca de 12% apresentavam alguma irregularidade, isto é, 21 lotes de produtos.

A ação ocorreu nas cidades de São José, Palhoça, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão e Camboriú. Foram fiscalizados produtos como: cadernos, cola branca, bastão e cola em fita, massa de modelar, corretivo, adesivos, fitas adesivas, fichários, clips, cartolina, papel A4, papel almaço, etiquetas, grafite, percevejo, blocos de anotações, pasta elástico, alfinete, papel crepon, entre outros.

Entre os produtos analisados, foram encontrados erros como: folhas de caderno com tamanhos inferiores ao declarado pelo fabricante no rótulo, embalagens de folhas A4 com número de unidades inferior, e da mesma forma nas embalagens de percevejos, alfinetes e grafite.

Nas análises dos rótulos, foram encontradas agendas sem qualquer indicação de quantidade de folhas, números escritos em formatos muito pequenos para a indicação quantitativa, e que dificultam a informação ao consumidor, além da falta de indicação da unidade de medida nos rótulos dos cadernos.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, considerou o resultado da Operação Aulas Seguras positivo.

— O alto índice de conformidade encontrado e a ausência de fraude metrológica nos itens ensaiados demonstra o compromisso do empresário catarinense com a qualidade. Esse trabalho nas operações especiais coíbe as fraudes e torna o Imetro um aliado do bom empresário — disse.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Rodovias, ferrovias e portos: como a logística, apesar dos desafios, impulsiona a economia de SC

Entidades defendem a aprimoramento e otimização das estruturas de transportes no estado. Setor produtivo estima necessidade de R$ 20,3 bilhões até 2027.

Gaúcha é internada em estado grave após cair de bicicleta e bater cabeça em curva de estrada em SC

Acidente aconteceu quando a mulher caiu em uma curva e bateu a cabeça. Vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.

Cozinheiro esfaqueado em ponto de ônibus de SC perdeu movimentos da perna, diz polícia

Suspeito pelo crime foi preso na terça-feira, mais de um mês após o crime

SC tem crescimento na exportação de carne suína em 2024 e segue na liderança do setor no país

Exportações cresceram 2,7% em maio no Brasil, e China continua sendo principal importador do produto