Educação

Importância da leitura

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Fala-se exaustivamente na necessidade de desenvolver o hábito da leitura, mas cada vez mais as crianças e os jovens leem menos. O processo da leitura deve ser repensado cotidianamente, pois com o advento da internet, o uso de e-mails, facebook atrai cada vez mais a atenção das crianças, jovens e adultos, pela facilidade e rapidez da comunicação. Mas, é exatamente esta rapidez que induz à pobreza de vocabulário, a erros sérios de escrita, à deficiência na caligrafia. A internet é uma ferramenta que veio para ampliar nossos conhecimentos uma vez que nos coloca em contato com o mundo muito facilmente, mas há que se estabelecerem parâmetros, limite, horários para seu uso. Nossos jovens e crianças desperdiçam grande parte do tempo usando essa ferramenta apenas para futilidades, que em nada contribuem para a formação.

A leitura é a única forma de ampliar vocabulário, melhorar o desempenho na escrita e na fala, pois é na leitura que garimpamos as palavras para a perfeita comunicação. E quando falamos em leitura não nos referimos  ao simples fato de decodificar símbolos, mas sim de penetrar nas entrelinhas do texto, da notícia , da propaganda, enfim mergulhar na essência e perceber  qual mensagem está sendo passada. É preciso que se trabalhe a leitura e compreensão para, a partir daí, a criança criar e recriar  teorias impensadas, viajar na sua fantasia e descobrir que “quem lê respira conhecimento”.

Ler é fundamental para o ato escrever, porque para dominar a escrita precisa-se antes de tudo, saber ler e pensar. Pensamos, registramos nossos pensamentos por meio da escrita e interpretamos a escrita pela leitura. Escrever, como já dizia o poeta, é “vestir os pensamentos com a roupagem das palavras, facilitando o acesso de outros indivíduos às suas ideias”.

A leitura leva-nos a diferentes mundos, torna-nos mais perceptíveis, adquirimos sensibilidade, além de nos fornecer subsídios para melhor desempenho nas argumentações ampliando nosso intelecto. Tornamo-nos cidadãos respeitados quando sabemos expressar com clareza nossos conhecimentos contribuindo para as mudanças  tão presentes e urgentes em nossos dias. Somos construtores de uma nova sociedade, mas só marcaremos nossa passagem por ela se formos bons leitores.