Geral

Inaugurado o primeiro shopping a céu aberto de Criciúma

Rua Coronel Pedro Benedet, no Centro, foi revitalizada e reinaugurada de uma forma diferente e inovadora na manhã deste sábado

Após um período de reforma, devido as obras de implantação do Canal Auxiliar ao rio Criciúma, a rua Coronel Pedro Benedet, no Centro da cidade, foi reinaugurada na manhã deste sábado. Porém, essa não foi a única novidade. A partir de agora, funcionará nessa rua o primeiro shopping a céu aberto do município, o Coronel Pedro Benedet Open Shopping.

Uma parceria entre Sebrae, Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma e prefeitura viabilizou a mudança, a qual teve quase 100% de adesão dos lojistas e comerciantes localizados na Coronel Pedro Benedet. Para o coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa, foi muito importante conseguir o associativismo dos lojistas. Ele destaca, ainda, o projeto de orientação interna e externa nos estabelecimentos comerciais.

"O envolvimento do Sebrae neste projeto foi de orientação. Antes era tudo de forma individual, agora os lojistas precisarão pensar de forma coletiva também, afinal, farão parte de um mesmo negócio, que é o shopping a céu aberto. O visual das lojas será padronizado, como fachadas e letreiros, a própria rua terá um padrão, com bancos, lixeiras e floreiras. Tudo com a ajuda de cada lojista da Coronel Pedro Benedet, mas pensando, claro, no consumidor", afirmou Gelosa ao Portal Engeplus.

Com o novo projeto, a expectativa dos comerciantes da rua é que tenha um aumento de até 10% nas vendas, principalmente com a aproximação do Natal, considerada a data mais favorável para vendas no calendário do comércio. O vice-presidente de serviços da CDL de Criciúma, Henrique Vargas, também esteve presente na cerimônia de inauguração do Coronel Pedro Benedet Open Shopping e garantiu que este é o maior diferencial do comércio de Criciúma até o momento.

"É uma mudança completa de conceito. Nessa rua os lojistas terão que trabalhar juntos para fazer a diferença. Eles poderão abrir em horários diferentes do restante do comércio, poderão organizar eventos, estipular novas datas no calendário de vendas, enfim, o grupo terá mais autonomia para tomar decisões, de acordo com o que for mais favorável para o empreendimento deles", ressaltou Vargas.

Além disso, ele destacou a valorização imobiliária que tiveram os comerciantes na rua Coronel Pedro Benedet, já que antes estavam desvalorizados e até desmotivados por causa dos frequentes alagamentos. Por isso a necessidade de que a rua passasse pelo processo de implantação do Canal Auxiliar, como enfatizou o vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

"O trabalho era audacioso e desafiador, dividir ao meio uma das principais ruas do Centro da cidade, ocupando a Coronel Pedro Benedet por muito tempo com operários, máquinas, buracos, terra. Porém, era um desafio necessário, sabemos que muitos lojistas tiveram prejuízos imensos com os alagamentos. Agora, fomos recompensados. A rua está pronta para receber as pessoas".

A cerimônia realizada em frente a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) contou, ainda, com a reinauguração da rua Felipe Schimidt, também na área central, onde passaram as obras do Canal Auxiliar. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, junto com o empresário Guido Búrigo, inaugurou, ainda, um monumento em homenagem a seu pai, Armelindo Salvaro, ex-mineiro, e a todos os demais representantes da categoria.

[soliloquy id=”16141″]