Segurança

Incêndio atinge residência de madeira e mobiliza bombeiros em Laguna

Fogo se espalhou por grande parte do imóvel no Jardim Juliana; uma mulher foi contida por populares e atendida pelas equipes de emergência.

Fotos: 8° BBM

Um incêndio atingiu uma residência no bairro Jardim Juliana, em Laguna, na tarde deste sábado (12). O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado inicialmente para atender uma ocorrência envolvendo uma mulher em surto, mas o chamado evoluiu para um incêndio no imóvel.

A residência, de aproximadamente 100 metros quadrados e construída predominantemente em madeira, já estava com boa parte da estrutura tomada pelas chamas quando os bombeiros chegaram. Duas linhas de combate foram utilizadas para controlar o fogo e, ao mesmo tempo, proteger imóveis próximos e um veículo que estava na garagem.

O imóvel vizinho, de dois pavimentos, precisou ser evacuado devido à grande quantidade de fumaça e gases provenientes do incêndio. A estrutura também sofreu danos na forração do beiral.

Devido ao risco de desabamento do teto e do piso da residência incendiada, além das altas temperaturas, os bombeiros adotaram uma estratégia que combinou ações externas com intervenções internas pontuais. O acesso ao segundo pavimento da construção vizinha também foi realizado para ampliar o ângulo de combate às chamas.

A ocorrência mobilizou equipes de Laguna e Tubarão. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 8 mil litros de água durante o combate e o trabalho de rescaldo.

Segundo o proprietário da residência, o incêndio teria sido provocado intencionalmente pela própria esposa. De acordo com o relato, ela já teria tentado iniciar um incêndio no imóvel durante a manhã. Quando os bombeiros chegaram, a mulher estava do lado de fora da residência, contida por populares, e recebeu atendimento antes de ser encaminhada para atendimento do SAMU.

A Polícia Militar também foi acionada e tomou as providências necessárias, incluindo o acionamento da autoridade policial para o local. Após o controle do incêndio, os bombeiros comunicaram o inspetor de incêndio, fizeram o isolamento da área e orientaram o proprietário sobre a preservação do imóvel para a realização da perícia.

O veículo que estava na garagem foi retirado, mas sofreu danos provocados pela radiação térmica em uma das laterais. Parte dos barrotes que sustentavam o telhado também cedeu sobre o teto do automóvel e permaneceu apoiada sobre o veículo.

Ainda conforme informações repassadas pelo proprietário, quatro cachorros estavam no local no momento do incêndio. Até o encerramento da ocorrência, três haviam sido encontrados na casa de vizinhos. Um cachorro de pequeno porte permanecia desaparecido.

Notícias Relacionadas

Trabalhador morre soterrado dentro de silo de grãos em Turvo

Bombeiros trabalharam por cerca de 50 minutos para chegar até a vítima; foram feitas aberturas na estrutura para acelerar o resgate.

Homem é arrastado pelo mar enquanto pescava na Praia do Rosa, em Imbituba

Vítima de 30 anos conseguiu retornar às pedras com ajuda de populares e foi levada estável ao hospital após atendimento dos bombeiros.

Incêndio atinge indústria de madeira durante a madrugada e mobiliza Bombeiros em Braço do Norte

Chamas tomaram quase toda a edificação e ameaçaram depósitos de madeira próximos; Bombeiros conseguiram impedir que o fogo se propagasse.

Incêndio destrói residência e ameaça galpão em Imbituba

Imóvel estava tomado pelas chamas quando os bombeiros chegaram; estrutura de 400 m² com máquinas e peças foi preservada.