
Foto:Aeroprints.com/ wiki commons
Há exatos 27 anos, no dia 18 de junho de 1998, um acidente aéreo envolvendo uma pequena aeronave tirou a vida de 11 pessoas devido a uma falha estrutural em pleno voo. Nomeado Propair 420 (PRO420), o voo, operado por uma Fairchild Metroliner SA226, realizava uma rota doméstica regular entre as cidades de Montreal, na província de Quebec, e Peterborough, em Ontário, ambas no Canadá.
Naquela manhã, a aeronave decolou do Aeroporto de Dorval, atualmente chamado Aeroporto Internacional Montréal–Pierre Elliott Trudeau, por volta das 7h01, transportando 11 pessoas: 2 tripulantes e 9 passageiros. Poucos minutos após a decolagem, às 7h13, os tripulantes informaram à torre de controle uma queda na pressão hidráulica, solicitando o retorno à origem.
Os controladores de voo autorizaram o retorno e instruíram a aeronave a descer até 2.400 metros de altitude, realizando uma curva de 180 graus. Cerca de 30 segundos após esse contato, novos problemas surgiram, como falhas no motor. Após alguns minutos, a tripulação percebeu que o motor do lado esquerdo havia pegado fogo, o que levou ao seu desligamento.
Diante da gravidade da situação, a torre de controle orientou o desvio para o Aeroporto Internacional de Montréal–Mirabel,em Montreal. A tripulação acatou a recomendação, mas o incêndio se intensificou, forçando a preparação para um pouso de emergência. Próximo à pista, já com o trem de pouso acionado, a asa esquerda da aeronave se rompeu, fazendo com que o avião girasse e colidisse com o lado esquerdo da pista 24, no Aeroporto de Mirabel. Com o impacto, nove pessoas morreram imediatamente, e as duas restantes faleceram pouco tempo depois.
O acidente foi retratado na 21ª temporada do programa canadense Mayday! Desastres Aéreos, série que investiga casos de acidentes aéreos.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Voo Propair 420. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Propair_420 Acesso em 18 jun. 2025