Saúde

Infecção pela variante Delta do coronavírus é investigada em SC

Paciente é mulher teve contato com uma pessoa contaminada pela cepa em abril; Se confirmado, esse será o primeiro caso em SC

Divulgação

A Prefeitura de Joinville investiga um possível caso de infecção pela variante Delta do coronavírus. A paciente é uma mulher que esteve em abril em uma reunião familiar no Paraná. Uma das pessoas presentes foi diagnosticada com a cepa. Se confirmado, esse será o primeiro caso em Santa Catarina.

A investigação começou no dia 6 de julho após a prefeitura ser informada sobre o caso no estado vizinho. A paciente, que é moradora de Joinville, está bem. A análise que pode confirmar a infecção está sendo feita com material recolhido em abril, quando a mulher apresentou os sintomas. Não há um prazo para a confirmação do resultado.

No Brasil, a variante foi registrada pela primeira vez há cerca de um mês. Ao todo, 20 casos foram notificados pelo Ministério da Saúde. O Paraná é o que mais tem confirmações, com sete casos relatados até o momento.

O avanço da variante tem sido motivo de preocupação pelo mundo. Além da Índia, onde ela foi detectada pela primeira vez, a variante é considerada predominante em pelo menos mais quatro países: Reino Unido, Israel, México e Bélgica.

Estudos têm demonstrado que as vacinas Astrazeneca e Pfizer são eficazes contra a variante. A fabricante do imunizante Janssen também garantiu a proteção contra a cepa. Análises ainda tentam descobrir se a Coronavac é segura contra a Delta.

A reportagem procurou a Dive para saber se houve a notificação quanto à possível infecção e se outros municípios também analisam casos. Contudo, não houve um retorno até o momento.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Gaeco prende servidora do meio ambiente de Cocal do Sul

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na cidade na manhã desta segunda-feira, 15

Homem atira em posto de combustível e vai preso em Araranguá

Outro envolvido foi preso por ter escondido a arma

Família é alvejada por tiros em Tubarão; bebê foi atingido

O bebê foi levado ao hospital e a mãe está em coma induzido; caso foi registrado na noite deste domingo, 14

Policial rodoviário atropelado em racha de moto em Lauro Müller morre aos 49 anos

Ele ficou gravemente ferido e foi levado ao hospital. O acidente aconteceu na SC 446 em Lauro Müller dia 28 de julho