Saúde

Infecção pela variante Delta do coronavírus é investigada em SC

Paciente é mulher teve contato com uma pessoa contaminada pela cepa em abril; Se confirmado, esse será o primeiro caso em SC

Divulgação

A Prefeitura de Joinville investiga um possível caso de infecção pela variante Delta do coronavírus. A paciente é uma mulher que esteve em abril em uma reunião familiar no Paraná. Uma das pessoas presentes foi diagnosticada com a cepa. Se confirmado, esse será o primeiro caso em Santa Catarina.

A investigação começou no dia 6 de julho após a prefeitura ser informada sobre o caso no estado vizinho. A paciente, que é moradora de Joinville, está bem. A análise que pode confirmar a infecção está sendo feita com material recolhido em abril, quando a mulher apresentou os sintomas. Não há um prazo para a confirmação do resultado.

No Brasil, a variante foi registrada pela primeira vez há cerca de um mês. Ao todo, 20 casos foram notificados pelo Ministério da Saúde. O Paraná é o que mais tem confirmações, com sete casos relatados até o momento.

O avanço da variante tem sido motivo de preocupação pelo mundo. Além da Índia, onde ela foi detectada pela primeira vez, a variante é considerada predominante em pelo menos mais quatro países: Reino Unido, Israel, México e Bélgica.

Estudos têm demonstrado que as vacinas Astrazeneca e Pfizer são eficazes contra a variante. A fabricante do imunizante Janssen também garantiu a proteção contra a cepa. Análises ainda tentam descobrir se a Coronavac é segura contra a Delta.

A reportagem procurou a Dive para saber se houve a notificação quanto à possível infecção e se outros municípios também analisam casos. Contudo, não houve um retorno até o momento.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Reservas do Criciúma goleiam Sub-21 do Atlético Catarinense em jogo-treino

UniSatc forma novos profissionais neste sábado

Instituição comunitária celebrará a formatura dos acadêmicos de nove áreas do mercado

Tragédia na BR-376: Tubaronense morre esmagado pelo próprio caminhão

Ludimar deixa para trás uma esposa, três filhos e três netos

Ministério Público vai investigar prefeita que jogou livros no lixo em SC

Até obra de Luís Fernando Veríssimo foi descartada em Canoinhas