Geral

Inflação pelo IPC-S acelera em sete capitais em novembro

Crescimento médio dos preços foi de 0,94%, diz FGV

Divulgação

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou hoje (2) que todas as sete capitais pesquisadas registraram aceleração do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). A pesquisa encerrou no dia 30 de novembro e o crescimento médio dos preços foi de 0,94%. No levantamento anterior, concluída em 22 de novembro, o índice registrado foi de 0,77%. Já no fechamento de outubro, o percentual ficou em 0,65%.

A maior aceleração ocorreu em Salvador. O índice na capital baiana ficou em 1,26%, o que representa 0,39 ponto percentual acima de 0,87% registrado em 22 de novembro. Pesquisa revela que a inflação subiu em Brasília (de 0,86% para 1,08%), Belo Horizonte (1,06% para 1,20%), Recife (0,82% para 1,06%), Rio de Janeiro (0,53% para 0,75%), Porto Alegre ( 0,60% para 0,74%) e São Paulo (0,80% para 0,88%).

O IPC-S é um índice usado pela FGV desde 2003 que busca detectar mudanças de curso na trajetória dos preços, permitindo monitorar a inflação. São apurados os custos de produtos e serviços de alimentação, vestuário, saúde e cuidados pessoais, recreação e transporte, entre outros. A pesquisa considera a média dos preços coletados nas quatro semanas anteriores à data de fechamento.

Notícias Relacionadas

Pessoas com 54 e 55 anos serão vacinadas contra Covid-19, em São Ludgero

Durante a vacinação contra Covid-19 as Secretarias de Assistência Social e Saúde estão realizando a campanha “Vacina contra Fome”.

Criança é flagrada dirigindo veículo na Estrada Geral do Rio Novo, em Orleans

A criança foi abordada junto com seu avô, que estava no banco do carona

Mais três unidades de saúde passam por reformas em Morro da Fumaça

São cinco as estruturas que recebem por melhorias nos últimos dois anos

Criciúma vence e assume vice-liderança da Série C

Hygor e Dudu marcaram os gols da vitória do Tigre por 2 a 1 sobre o Ypiranga