Marcio Staine, conhecido como Polaco, utilizou o caso ocorrido dentro de casa para expor riscos e orientar responsáveis.
Foto: Reprodução
O influenciador paranaense Marcio Staine, conhecido como Polaco, fez um alerta após a própria filha apresentar cortes superficiais no braço, associados a um desafio de automutilação nas redes sociais. “Cuidado com essa tal sigla ‘SH’”, afirmou ele, na introdução do vídeo no qual relata que o caso aconteceu recentemente, dentro de casa, e que a situação só foi percebida após a criança tentar justificar as marcas como arranhões de gato.
A sigla é frequentemente utilizada como abreviação de Self-Harm, termo em inglês que se refere à automutilação, aparecendo em vídeos e discussões relacionadas à saúde mental. Segundo ele, os cortes eram superficiais, mas compatíveis com práticas de automutilação incentivadas em ambientes virtuais. O influenciador alerta que esse tipo de conteúdo costuma ser consumido de forma escondida, especialmente por crianças e adolescentes.
Polaco ressaltou ainda que muitos pais acreditam que situações assim não aconteceriam em suas casas, quando, na prática, podem estar muito próximas da realidade familiar.
“Às vezes a gente acha que isso vai acontecer longe da nossa casa, mas está mais próximo do que você imagina”, afirmou no vídeo. Durante o relato, Marcio chama atenção para sinais que podem indicar algo errado.
Entre eles, o hábito de esconder braços, pescoço, pernas ou abdômen, além de mudanças de comportamento. Ele reforça que os desafios envolvem pedidos explícitos para que os participantes escondam os ferimentos dos pais. O influenciador também menciona o risco de agravamento desses comportamentos, citando desafios virtuais já conhecidos que resultaram em consequências graves, e defende que o tema não seja ignorado. Para ele, a orientação e a vigilância dos responsáveis são fundamentais.
“A gente não quer que um filho da gente passe por dificuldade, venha até mesmo tirar a própria vida”, afirmou, ao defender que o tema seja tratado com seriedade.
No vídeo, Marcio recomenda que pais e mães acompanhem de perto o que os filhos consomem nas redes sociais.
“Pegue o celular, dê uma olhadinha, principalmente na pré-adolescência e adolescência, porque o negócio está feio”, disse.
Assista ao vídeo no Instagram do Sul in Foco
Segundo o próprio relato, o objetivo da publicação é alertar outras famílias sobre o problema, reforçando que, embora a internet ofereça conteúdos positivos, também abriga práticas prejudiciais que exigem atenção constante dos responsáveis.
Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui