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Infra, meso e superestrutura: Construção da ponte de Laguna será divida em três etapas

As divisões correspondem à parte de fundação, pilares de sustentação e ao tabuleiro da ponte, onde os veículos irão trafegar

A ponte Anita Garibaldi, que é construída desde outubro de 2012 em Laguna, será divida em três grandes etapas de construção: Infraestrutura, que é a fundação; a mesoestrutura, que seriam os blocos e os pilares de sustentação, e a superestrutura, que compreende ao tabuleiro da ponte, onde os veículos irão trafegar.

“A infraestrutura dessa obra será feita com estacas escavadas. Cada uma possui dois metros de diâmetro, ela é um tubo de revestimento da escavação, portanto, ela não é estrutural. A estaca é cravada no solo em uma profundidade entre 50 e 60 metros, até alcançar a rocha. Dentro desta estaca é colocado o concreto”, explicou ao site Engeplus o engenheiro responsável pela execução da obra, Mauro Maurini.

Para viabilizar a obra, balsas com guindastes de 250 toneladas auxiliam os serviços. “O guindaste ajuda a cravar as estacas no solo e, posteriormente, o equipamento auxilia na concretagem. A operação é chamada de concreto submerso, onde o concreto é colocado e a água sai pela parte superior da estaca escavada à medida em que se enche o tubod e concreto”, explica o engenheiro.

A mesoestrutura é a parte do meio da obra, que é feita por pilares e estruturas metálicas. Sobre a fundação, serão moldados em bloco a mesoestrutura e os mastros, todo esse processo artesanal corresponderá a 25% de todo concreto utilizado na ponte. A superestrutura será viabilizada com peças produzidas no canteiro de obras e transportadas em embarcações especiais. Essas peças são aplicadas através de um processo mecanizado conhecido como balanço sucessivo em aduelas pré-moldadas, que correspondem ao tabuleiro da obra por onde os carros irão passar.