Poder Legislativo

Infraestrutura na cidade e sessões itinerantes marcam discussões na Câmara de Cocal do Sul

Foram oito indicações apresentadas pelos vereadores. Entre elas, a criação de um espaço para a instalação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na cidade para auxiliar o homem do campo.

Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

Das oito indicações propostas pelos vereadores em sessão legislativa na noite desta terça-feira (07) em Cocal do Sul, pelo menos a metade delas foram voltadas à infraestrutura de Cocal do Sul. Faixas de pedestres, alteração de ruas, revitalização de portais e pavimentações solicitadas.

Armários para estudantes da rede municipal

A presidente do legislativo, vereadora Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB), sugeriu através de indicação ao Governo Municipal, a instalação de armários para os estudantes das escolas do município.

O objetivo é evitar problemas de coluna em função da carga que os estudantes precisam carregar diariamente. “O excesso de peso nas mochilas pode trazer problemas de saúde no futuro a eles. Em algumas cidades existe lei que regulamenta a implantação de armários para os estudantes e o mesmo poderia ser implantada na nossa cidade”, defende Nega. A iniciativa foi aprovada por unanimidade.

Vereadora Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB) defende sua indicação – Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

No setor de infraestrutura, a vereador Nega apresentou outra indicação voltada à segurança dos usuários do Centro de Eventos de Cocal do Sul, localizado no bairro Jardim Itália. Nas ruas do entorno, a solicitação de mudanças para evitar acidentes de trânsito. “A partir do momento em que foi feito o asfalto naquele local, os motoristas se excedem ao trafegarem por ali. Muitas atividades são realizadas no centro de eventos. A construção de faixa de pedestres elevadas e sinalização do local amenizaria a situação”, afirma Nega.

Enquanto isso, os portais turísticos nos acessos a cidade tem chamado atenção dos vereadores. “Estão muito sujos e apenas uma limpeza amenizaria a situação. É a entrada da nossa cidade. Quem sabe, possa ser colocado no topo dos portais refletores para identificar a nossa cidade, em especial agora próximo da Cocal Fest. Inclusive, que aconteça uma parceria com a Coopercocal e coloquem esses refletores”, lembrou Marcelo Freitas (PSDB).

Empréstimo de cadeiras de rodas, muletas e outros equipamentos ortopédicos para a população

Vereador Marcel Freitas (PSDB) destaca a indicação sobre o banco de equipamentos ortopédicos – Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

Esta foi a proposta apresentada pelo vereador Marcel durante a sessão e apoiada por todos os vereadores. “Muitas pessoas procuram os vereadores para este tipo de auxílio. Quem dá esse apoio atualmente é o Lions, mas é limitado pela grande demanda. Que seja criado este banco de equipamentos, administrado através da Secretaria de Assistência Social da cidade. Podemos criar critérios para o empréstimo, inclusive”, destaca Marcel.

“É uma realidade a busca por estes equipamentos. Sou favorável. Muitas pessoas precisam atualmente”, complementa a vereadora Nega.

Sessão da Câmara nas comunidades

Vereador Barroso (PP) sugere a realização de sessões itinerantes nas comunidades – Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

O vereador José Ricardo de Aguair, o Barroso (PP) trouxe à tona a possibilidade de realizar sessões legislativas itinerantes em comunidades de Cocal do Sul. Conforme a indicação apresentada, inicialmente, seriam três por ano. “Seria uma sessão normal. Assim, os moradores de bairros vizinhos também participariam. Se der certo, todos seremos contemplados, principalmente a população. Atualmente, o plenário só fica lotado quando votamos projetos polêmicos”, afirmou.

“Temos que tentar ir aos bairros, mas, se por acaso não for viável, temos que buscar formas de trazer a população para o plenário”, completou o vereador Richardson Vieira (PDT).

Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Cocal do Sul

O vereador Richardson Veira (PDT) usou a tribuna para destacar a importância da instalação de uma extensão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urussanga em Cocal do Sul. Atualmente, 65 agricultores da cidade utilizam os serviços na cidade vizinha. “ São disponibilizados auxílio jurídico, médicos, especialistas e consultas através de convênios que contribuem para o trabalhador, entre outros benefícios. Temos vários projetos para o crescimento na agricultura e na indústria. É de grande importância e relevância a instalação aqui na cidade”, defendeu.

São 1.765 sócios e, somente de Cocal, são 65 agricultores. A proposta de extensão será votada em assembleia no final do ano pelo Sindicato, mas necessitam de um espaço para a instalação em Cocal do Sul.

Veja mais fotos

  • IMG_7945 (Copy)
  • IMG_7938 (Copy)
  • IMG_7936 (Copy)
  • IMG_7943 (Copy)
  • IMG_7940 (Copy)
  • IMG_7941 (Copy)
  • IMG_7935 (Copy)

Expediente da 25ª Sessão Ordinária

Mensagens do Executivo Nº. 82/18 solicitando a retirada do Projeto de Lei Complementar PLC Nº. 06/18;
Mensagem do Executivo encaminhado Projetos de Lei:

PE Nº. 26/18. Altera dispositivos da Lei Nº. 972, de 03 de dezembro de 2009, que dispõe sobre a criação do fundo municipal de desenvolvimento urbano – FMDU, e o conselho municipal da cidade de Cocal do Sul e revoga a Lei Nº. 1.368, de 14 de setembro de 2017, e dá outras providências.

Projeto de Lei Complementar do Legislativo PLCL Nº. 01/18. Autoria. Erik Pereira Zeferino e Adriano Possamai Della. Dispõe sobre a revogação da Lei Complementar Nº 02, de 27 de maio de 2002.

Indicações

Indicação Nº. 144/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o Poder Executivo viabilize a instalação de armários individuais nas escolas de ensino fundamental para que os alunos deixem seus materiais escolares, tendo em vista que está carregando excesso de peso.

Indicação Nº. 156/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o Poder Executivo através da diretoria de trânsito viabilize a construção de uma faixa de pedestre elevada na Rua João Dajori em frente mercado Jaime, e duas na Rua Raul Pompeia, ambas no Bairro Jardim Itália, além de pintura do meio fio na Rua Guy Marcos Nunes de Souza em frente ao bar do Duda e colocar placas de proibido estacionar.

Indicação Nº. 157/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes, faça um estudo para que a travessa/rua ” Ester Costa Búrigo” seja proibido estacionar de um dos lados da mesma.

Indicação Nº. 158/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes, e dentro das possibilidades orçamentárias faça uma revitalização nos dois portais turísticos existentes em nosso município.

Indicação Nº. 159/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades orçamentárias, institui no município o programa de apoio para pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida. o objetivo é promover o empréstimo ou doação de equipamentos para aqueles benefíciarios que não tenham condições financeiras para adquirir-las.

Indicação Nº. 160/18. Autoria: José Ricardo de Aguiar. Que o Poder Legislativo cria a câmara itinerante onde seja feito reunião nos bairros 3 (tres) vezes por ano.

Indicação Nº. 161/18. Autoria: José Ricardo de Aguiar. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades viabilize a pavimentação asfáltica da rua Angelo Peruchi – Centro, bem como verifique a possibilidade de alargamento da mesma.

Indicação Nº. 162/18. Autoria: Richardson Vieira. Que O Poder Executivo através dos órgãos competentes disponibilize uma sala com toda a infra estrutura montada para instalação experimental do sindicato dos trabalhadores rurais de Urussanga em nosso município, bem como seja feita a instalação de um consultório odontológico para o mesmo.”

Veja vídeo da última

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Eleições 2020: PL define pré-candidato a vice-prefeito e candidatos a vereadores de Lauro Müller

O partido realizou convenção na noite de sexta-feira (11).

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.