Geral

Inicia restauração da antiga estação ferroviária de Laguna

Foto: Divulgação

A primeira etapa da obra de restauração do antigo complexo ferroviário de Laguna, no bairro Campo de Fora, está em andamento. A obra está sendo executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan, através do Programa PAC das Cidades Históricas, no valor de R$ 263.736,56, e está prevista para finalizar em agosto. É uma medida emergencial e de precaução.

O local, que estava abandonado, terá todo o telhado e aberturas restaurados, e os espaços abertos deverão ser bloqueados. A ideia é manter o prédio em pé, e com a estrutura firme e segura para dar uma nova finalidade, quando for totalmente concluído o restauro.

O espaço foi entregue ao Iphan, pela prefeitura, em 2015. Toda a cobertura deverá ser revisada com o objetivo de resolver problemas de infiltração, escoamento de água, deterioração de estrutura e de telhas, contaminação de insetos e sobrecargas nas paredes.

História da estação ferroviária

O complexo ferroviário, composto pela estação e pelo armazém de cargas, está inserido no entorno do Centro Histórico de Laguna, com registro no livro de tombo arqueológico, etnográfico e paisagístico de 1985.

A edificação da estação, construída em meados de 1950 tem área aproximada de 500m², e consiste em um volume formado por três partes de edificações arquitetônicas. Já a edificação do armazém apresenta um volume único ao lado do edifício da estação, antes separado pelos trilhos, hoje inexistentes.

No entorno destas edificações, há pequenos anexos construídos ao longo dos anos, como guaritas, plataformas para a troca de óleo de caminhões e uma torre de caixa d’água junto ao armazém, os quais estão inseridos em um terreno com área total de 22.740,80m². O imóvel integra o patrimônio da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), e por estar na condição de bem não operacional, foi por muitos anos cedido à prefeitura de Laguna.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Mais uma etapa de manutenção é realizada nas Esculturas do Paredão

Salvaro assina contrato de concessão da Estação Rodoviária de Criciúma

Empresa Roteiros do Sul foi a ganhadora do processo licitatório.

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis