Segurança

Inquérito vai virar ação civil pública em Tubarão – SC

O promotor adianta que possível pedido de afastamento do prefeito Olavio Falchetti não será recomendado

Nas próximas semanas, o promotor de Justiça em Tubarão, Fábio Lyrio, vai encaminhar os procedimentos de uma ação civil pública sobre o caso da revista Gestão Cidadã, que é uma publicação da prefeitura de Tubarão. Segundo uma comissão especial da Câmara de Vereadores, ela foi criada com o propósito de promoção pessoal de integrantes do Poder Executivo.

O inquérito já foi encerrado, mas o promotor adianta que atitudes radicais, como um possível pedido de afastamento do prefeito Olavio Falchetti, não serão recomendadas. De acordo com Fábio Lyrio, o inquérito iniciado há cerca de seis meses serviu para reunir todos os elementos necessários para apurar o que a Comissão Especial de Inquérito – CEI do Poder Legislativo entendeu estar irregular.

Foram analisados documentos e intimadas várias pessoas citadas, inclusive o próprio prefeito de Tubarão. “Conversei seguramente com mais de uma dezena de pessoas e o inquérito foi concluído. Em mais alguns dias, devo encaminhar a ação civil pública”, diz o promotor.

Lyrio entende que não haveria circunstâncias que pudessem acabar determinando um pedido de afastamento do prefeito Olavio Falchetti. A edição seguinte da Gestão Cidadã, que também consta nos autos do processo, não apresentou fotos de personagens da prefeitura e foi considerada um elemento importante nesse caso. “Essa nova edição mostrou que houve uma mudança no comportamento por parte da prefeitura”, complementou o promotor.

O que é uma ação civil pública?

É a ação que visa proteger a coletividade, responsabilizando o infrator por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, a qualquer outro interesse, bem como a direito difuso ou coletivo.

Poderá ser proposta pelo Ministério Público, pela Defensoria, pela União, pelos Estados e pelos municípios, por autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações interessadas, pré-constituídas há pelo menos um ano. Se houver desistência infundada ou abandono da ação, será facultado ao representante do Ministério Público dar prosseguimento à demanda, em substituição ao titular originário.

Relembre o caso

Em março de 2014, a Câmara de Vereadores de Tubarão, acatando proposição apresentada pelo vereador Lucas de Souza Esmeraldino (PSDB), instaurou uma Comissão Especial de Inquérito — CEI para apurar possíveis irregularidades praticadas pelo atual governo municipal.

De acordo com o site Diário do Sul, os problemas estariam relacionados a uma revista informativa publicada pela administração municipal em caráter de propaganda institucional. A revista Gestão Cidadã foi produzida pelo departamento de Comunicação da prefeitura, com uma tiragem de 15 mil exemplares confeccionados pela Gráfica Humaitá.

Notícias Relacionadas

Oficina de Produção Textual será realizada em Orleans na próxima semana

Atividade gratuita será realizada nos dias 21 e 22 com estudantes de três escolas públicas, abordando crônica, conto e poema a partir da história de Orleans.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão temporária por tentativa de homicídio qualificado em Lauro Müller

Homem de 38 anos foi preso em Lauro Müller, no sul de Santa Catarina, investigado por tentativa de homicídio qualificado após agressão com arma branca que deixou a vítima com duas facadas, uma delas no rosto.

Unibave e Airela promovem palestras sobre saúde da mulher no Outubro Rosa

Ação do Outubro Rosa reuniu cerca de 150 mulheres e foi transmitida para unidades da empresa na Bahia e em São Paulo, com orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Reajuste tarifário 2026 mantém a Cegero entre as menores tarifas do Brasil

Novas tarifas vigoram até setembro de 2027, com efeito médio de 10,01% para os consumidores e aumento de 9,56% na tarifa residencial convencional.