A busca pelo Conhecimento

Insatisfação dos operários: A comuna de Paris

Foto: Bruno Braquehais/wiki commons

A Comuna de Paris pode ser entendida como a primeira república proletária da história. Ocorreu na cidade de Paris, na França, e foi um episódio em que um grupo de revolucionários, chamados communards, se rebelou contra o governo francês e tomou o poder da cidade por um período de pouco mais de dois meses.

Entre as principais causas da insatisfação popular estavam as péssimas condições de trabalho dos operários, a derrota da França na Guerra Franco-Prussiana e os altos impostos que os trabalhadores deviam pagar, impostos estes que serviam para cobrir as dívidas de guerra.

Diante desse cenário, em 18 de março de 1871, um grupo de revolucionários, apoiados pela Guarda Nacional, organizou uma insurgência que resultou na expulsão das forças legalistas de Paris. Após uma eleição democrática, foi oficialmente instituída a Comuna de Paris. Com isso, o poder foi centralizado, os funcionários públicos eleitos passaram a administrar a capital, e representantes da classe operária assumiram o controle das fábricas.

Além disso, prédios administrativos e símbolos da aristocracia foram destruídos, e alguns membros da elite da cidade foram executados. Inspirados por ideais socialistas e correntes de esquerda, os communards implementaram diversas medidas progressistas, tais como: Separação entre Igreja e Estado, Substituição da polícia pela Guarda Nacional, Abolição da pena de morte, Redução da jornada de trabalho e fim do expediente noturno, Desapropriação de fábricas e residências abandonadas, entre outros.

No entanto, a Comuna não durou muito tempo. Pouco mais de dois meses depois, em 21 de maio de 1871, teve início a chamada Semana Sangrenta, quando cerca de 100 mil soldados do governo francês e alemão invadiram Paris e massacraram os comunardos, que estavam despreparados para o ataque. Ao final dos confrontos, em 28 de maio, entre 10 mil e 20 mil revolucionários foram executados ou mortos em combate, e muitos outros foram feitos prisioneiros.

Com a derrota, o governo francês retomou o controle da cidade e reprimiu os ideais revolucionários. Entretanto, a experiência da Comuna de Paris continuou a inspirar movimentos operários e socialistas ao redor do mundo.

Fontes consultadas:

O que foi a Comuna de Paris, suas causas e consequências. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/comuna-de-paris/. Acesso em: 28 mai. 2025

HIGA, Carlos César. “Comuna de Paris”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/comuna-paris.htm. Acesso em 28 de maio de 2025.

Notícias Relacionadas

Polícia confirma nomes e revela que três vítimas morreram abraçadas no balão

Lista oficial confirma 13 sobreviventes e 8 vidas perdidas em Praia Grande; delegado relata cena comovente no local da tragédia

Comandante dos Bombeiros detalha dinâmica da tragédia com balão em SC

Balão subiu em chamas após tentativa de pouso; 13 pessoas saltaram, 8 morreram

Hospital atualiza estado de saúde de vítimas de acidente com balão em Praia Grande

Prefeitura decretou luto oficial de três dias após tragédia que deixou oito mortos no Extremo Sul de SC

‘Deus intercedeu’, diz Gean Loureiro após quase embarcar em balão que caiu em SC

Ex-prefeito afirma que só não embarcou por falta de vagas; tragédia deixou 8 mortos em Praia Grande