Segurança

Inscrições abertas para o Curso Avançado de Atendimento a Emergências em Orleans

Foto: Arquivo / Sul in Foco

Foto: Arquivo / Sul in Foco

As inscrições para a seleção do Curso Avançado de Atendimento a Emergências – CAAE, em Orleans, serão realizadas na próxima semana, de segunda a sexta-feira, entre os dias 22 e 26 de agosto. O curso possui 30 vagas, preferencialmente destinadas aos candidatos que realizaram o Curso Básico de Atendimento a Emergências – CBAE em Orleans e Lauro Müller.

A ficha de inscrição deverá ser impressa ou retirada na sede do quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Orleans, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min. O CAAE faz parte dos programas de capacitação comunitária, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O curso visa a formação de agente comunitário de proteção civil nível II, brigadista particular e bombeiro comunitário. O aluno será capacitado a atuar no auxílio à comunidade em emergências, ingressando-o no serviço comunitário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Os candidatos inscritos para o CAAE realizarão uma prova de conhecimentos específicos com 40 questões sobre noções de primeiros socorros, noções de extinção de incêndios, sistemas preventivos contra incêndios e noções de percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes. A aplicação do exame intelectual será no dia 4 de setembro, com lugar ainda a ser divulgado.

A publicação do resultado será no dia 6 de setembro, no Batalhão de Bombeiros Militar, em Orleans. Já o período de matrícula é de 7 a 9 de setembro, das 13h às 18h, no mesmo local. O curso será realizado de 13 de setembro de 2016 a 28 de janeiro de 2017, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 23h, e, eventualmente, em alguns fins de semana, das 13h às 19h, na sede da 3ª PBM, em Orleans.

Entre as matérias do CAAE, estão: atendimento pré-hospitalar, extinção de incêndios, prevenção e sistemas preventivos, brigada de incêndio, instrução geral para candidato a bombeiro comunitário e estágio operacional. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], ou ainda, pelos telefones (48) 3631-9329 e (48) 3631-9333.

Os requisitos para inscrição são: ter concluído e sido aprovado no Curso Básico de Atendimento de Emergências – CBAE há menos de três anos; ter conceito favorável da Coordenadoria do Serviço Comunitário da Organização de Bombeiro Militar – OBM; estar classificado no número de vagas oferecidas pela OBM; não ter realizado esse mesmo curso em outra OBM de Santa Catarina; ter idade mínima de 18 anos completos até a data da inclusão; e não ter completado a idade máxima de 50 anos até o último dia de inscrição.