Saúde

Inscrições abertas para o Programa Saúde da Mulher Rural em Lauro Müller

Foto: Divulgação

Com o objetivo de orientar as mulheres de Lauro Müller sobre a importância do exame preventivo do colo do útero, o Governo do Município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/SC, vai promover na quarta-feira (9) o Programa “Saúde da Mulher Rural” de prevenção do câncer do colo do útero. A ação será realizada das 8h às 16h, no salão festas da Igreja Matriz.

Serão disponibilizadas 150 vagas para a realização do exame, podendo as inscrições serem feitas durante esta semana e na semana que vem nas unidades de saúde. Durante todo período serão ministradas palestras sobre saúde e qualidade de vida, além de aulas de zumba e sorteio de brindes. Serão também servidos lanches e almoço no local.

Todas as atividades são gratuitas e contam com apoio do Sindicato Rural de Orleans e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. As mulheres que realizarem o exame irão receber um kit de beleza contendo vários brindes.

O exame, conhecido como Papanicolau, é o teste mais comum e eficiente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer e, também, na identificação de outras inflamações que podem estar ocorrendo.

O câncer do colo do útero é o segundo mais frequente na população feminina, atrás somente do câncer de mama, e a quarta causa de morte do gênero pela doença no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer – INCA, por ano, a doença faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

Orientações para realização do exame

As mulheres que desejam fazer o exame preventivo não devem ter relações sexuais, usar duchas ou medicamentos vaginais dois dias antes. Além disso, a coleta não deve ocorrer no período menstrual.

De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver e as células que podem desencadear a doença são descobertas facilmente por meio do exame preventivo. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas tem praticamente 100% de chance de cura.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Secretaria de Agricultura e Senar promovem cursos gratuitos em Siderópolis

Inscrições abertas para cursos de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos, Produção Caseira de Massas para Congelamento e Cultivo de Plantas Medicinais

Profissionais são capacitados para aprimorar técnicas de paisagismo, em Treviso

Curso faz parte do processo de reestruturação do horto municipal.

Evento especial para cuidar da saúde do homem é realizado em Lauro Müller

Mulheres participam de curso de processamento caseiro de carne de frango em Lauro Müller