Geral

Inscrições gratuitas para Prouni de 2024 terminam nesta sexta-feira

Programa oferece mais de 243 mil bolsas em faculdades privadas

Fôto: Agência Brasil

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira (26).

Criado em 2004, o programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Na segunda edição deste ano, Ministério da Educação oferece 243.850 bolsas – sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) – distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Site falso

As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação publicou nota em que reforça que as inscrições no Prouni são gratuitas. As afirmações foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página fake tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro e ainda cobrava taxa ilegal de inscritos de R$ 100.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar endereço de e-mail  e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do estudante.

Critérios

Para concorrer à bolsa do Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023 e ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

As regras do processo seletivo também incluem o cumprimento dos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Feagro 2025 iniciará nesta quinta-feira com atrações para todos os públicos

Confira a programação completa do evento que seguirá até o domingo, dia 13, no Parque de Exposições Huberto Oenning, em Braço do Norte.

ACIO reforça mobilização regional por solução no Morro dos Cavalos

Campanha busca fazer com que a região pare de sofrer com os impactos logísticos, econômicos e sociais que o gargalo rodoviário tem provocado.

Governo de Santa Catarina abre matrículas para cursos técnicos do CaTec

Os cursos são gratuitos e ofertados na modalidade presencial em unidades escolares das Coordenadorias Regionais de Educação e estão disponíveis em cidades como Braço do Norte e Criciúma.

Santa Catarina propõe Defesa Civil Integrada entre estados do Codesul em parceria com o Banco Mundial

Durante o encontro, o governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para fortalecer a proteção da população