Educação

Inscrições para ACT em Criciúma encerram hoje

Processo seletivo é para que os professores atuem nas 70 escolas da rede no ano letivo de 2013

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

Esta sexta-feira (19) é o último dia para os professores que pretendem se inscrever para as vagas de Admissões em Caráter Temporário (ACT) na secretaria do sistema de Educação. O processo seletivo é para que os profissionais atuem nas 70 escolas da rede no ano letivo de 2013, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A confecção dos cadastros é gratuita e disponível das 13 horas às 19 horas, no paço municipal Marcos Rovaris.

Os candidatos podem se inscrever simultaneamente em duas opções, porém terão que optar por apenas uma vaga com carga horária de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais. O processo contém cinco etapas. “Quem obtiver melhor pontuação poderá escolher a escola onde quer trabalhar na primeira chamada, que ocorre fevereiro do próximo ano, para atuarem o ano inteiro”, informou a secretária do sistema da Educação, Olnete Bez Fontana. As chamadas seguintes vão ser por telefone, durante o ano, para os casos de substituição por licença-prêmio, licença maternidade ou outras razões dos titulares.

A procura, segundo a secretária, foi grande como nos anos anteriores. “A categoria percebe que os professores da rede municipal são bem valorizados com a garantia do piso nacional e os cursos de formação continuada”, acrescenta Olnete. A rede municipal de Criciúma possui, entre efetivos e temporários, um corpo docente composto por 1,6 mil educadores.

A moradora de Cocal do Sul, Adriana Cancellier, é formada em pedagogia há 19 anos e estava na fila para inscrição nesta quinta-feira (18). Desde que iniciou a profissão de professora já trabalhou em várias cidades. Ela lembra que em 2006 trabalhou em Criciúma e que a experiência foi muito satisfatória, pois ela se sentia valorizada. “Naquela época eu não tinha habilitação, mas era reconhecida. Acredito que agora deva estar muito melhor”, salientou.  O processo seletivo para 2013 tem uma novidade. O candidato precisa preencher uma declaração com dados de avaliação do lugar onde trabalhou pela última vez. “O documento não será adotado para avaliação neste ano, mas vai servir como preparação para o professor, que terão acompanhamento ao longo do ano”, ressalta a secretária.

Todas as informações relativas ao processo seletivo para a contratação de ACTs podem ser encontradas no site oficial do Governo do Município, através do link: http://criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/p2164_12%20ACT%20para%202013.pdf. A Secretaria do Sistema de Educação também está à disposição para atender às dúvidas pelo telefone 3431.0100 ou pelo e-mail [email protected]