Geral

Inscrições para o Enem 2020 terminam nesta sexta-feira (22)

As notas do Enem 2020 valerão para ingressar nas universidades no 1° e 2° semestre de 2021.

Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam nesta sexta-feira (22). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever por meio da página do Enem na internet até as 23h59 desta sexta-feira (22). Mesmo com o anúncio do adiamento do Enem, as inscrições para a prova não serão prorrogadas.

Os participantes devem fazer a inscrição com calma e verificar cuidadosamente as informações declaradas, porque algumas delas não poderão ser modificadas depois da inscrição concluída. O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem somente antes do prazo final de inscrições.

As datas para as provas estavam previstas para os dias 1 e 8 de novembro na modalidade impressa e 11 e 18 de novembro na modalidade digital. Porém, as datas foram adiadas após decisão do Ministério da Educação (MEC). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame. Eles serão convidados a responder uma enquete na Página do Participante para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.

O Enem dá a possibilidade de ingresso às universidades públicas e privadas por meio de programas de concessão de bolsas de estudo. A analista de Marketing e responsável pelo Relacionamento ao Cliente do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Samira Custódio, detalha as oportunidades de acesso à graduação por meio do Enem.

“Temos o Sisu, que é uma forma de ganhar bolsas em universidades públicas. Através do Enem, o aluno também pode concorrer ao ProUni, que é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas e comunitárias de Ensino Superior, como é o caso do Unibave. Também temos o Fies, que é um financiamento estudantil onde o aluno vai conseguir financiar a mensalidade. Para participar de todos esses programas é preciso ter feito o Enem”, explica Samira.

Além de contribuir para o acesso à universidade, Samira ainda destaca outros benefícios que o Exame Nacional traz. “Fazer o Enem é muito importante, porque ajuda no desenvolvimento pessoal, então o aluno vai poder se auto avaliar. Há também as questões da melhoria na educação, porque o Exame pode servir como um indicador para ter um aperfeiçoamento do ensino”, ressalta a analista de marketing.

As notas do Enem 2020 valerão para ingressar nas universidades no 1° e 2° semestre de 2021.

Notícias Relacionadas

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

Prazo para revisão do eleitorado com cadastramento biométrico em 11 cidades de SC termina na sexta-feira

Quem não fizer a revisão eleitoral terá o título cancelado e não vai pode votar nas próximas eleições.

Sexta-feira tem previsão de sol em SC e temperaturas de até 27°C nas regiões Sul e Oeste

Algumas nuvens baixas e nevoeiros podem aparecer no início da manhã.

IPTU Criciúma 2020: prazo para pagamento de cota única e primeira parcela vence nesta sexta-feira

Prazo também vale para pagamento de alvarás. Os boletos estão disponíveis para impressão no site da Prefeitura de Criciúma.