Geral

Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Sul SC abrem nesta segunda-feira

Iniciativa fomenta ações sociais de entidades e empresas associadas em todo o sul catarinense

Foto: Divulgação

Seguindo o princípio cooperativista do interesse pela comunidade, além de contribuir com as entidades e empresas associadas da região sul catarinense, o Sicredi abre as inscrições para o Fundo Social 2024. Os interessados em participar da iniciativa podem realizar a inscrição, a partir desta segunda-feira, dia 15 de janeiro, pelo site https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial.

“O Fundo Social é uma forma de estarmos ainda mais presentes nas comunidades e valorizar as boas ideias que surgem e que melhoram a vida de quem vive nelas. A iniciativa usa parte do resultado gerado pela cooperativa para fomentar o trabalho social realizado pelas entidades e empresas associadas”, explica Aloísio Westrup, o presidente da Sicredi Sul SC.

A ação beneficia projetos que promovam impacto nas áreas da educação, esporte, cultura, saúde, ambiental e social, entre Imbituba a Passo de Torres, área de cobertura da Sicredi Sul SC. Em 2023 foram 90 projetos contemplados, entre eles a Escolinha Canoas de Futebol, situada na comunidade de Várzea das Canoas, em Gravatal. O valor foi usado para ajudar na construção de um vestiário exclusivo para as crianças.

“O apoio do Fundo Social ajudou bastante na conclusão da obra. Com a ajuda da Sicredi Sul SC, conseguimos realizar o sonho de ter esse espaço para a criançada”, explica o coordenador do projeto, Antônio César Calegari Corrêa.

A escolinha atende, em média, 50 crianças todos os sábados. “O projeto abrange mais as crianças da nossa comunidade e bairros vizinhos. O nosso principal objetivo é dar educação para os futuros atletas. Além de formar um profissional no futebol, queremos formar um cidadão”, concluiu.

Regulamento

Os interessados em participar do Fundo Social 2024 devem ler o regulamento com atenção. O documento traz os critérios de enquadramento das entidades, além disso, as iniciativas devem atender, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS. As inscrições seguem até o dia 31 de março.

Curso para Elaborar Projetos Sociais

Neste ano a Instituição Financeira Cooperativa apresenta uma novidade para ajudar os participantes. Empresas e entidades interessadas devem fazer um curso gratuito sobre como elaborar um projeto social.

A capacitação tem cinco módulos e é pré-requisito para a inscrição de projetos no Fundo, sendo obrigatório anexar o certificado de conclusão no ato da inscrição. “O curso é bem completo e traz orientações sobre como planejar e elaborar um projeto apto ao Fundo, do início à prestação de contas”, contextualiza Rafaela Trombin Maciel, assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC.

A profissional complementa, explicando que a capacitação está disponível para qualquer empresa ou entidade que desenvolva projetos, independente do interesse de inscrevê-lo no Fundo. “É mais uma forma de apoiarmos a profissionalização das iniciativas sociais. Assim as entidades estarão mais preparadas para captar recursos não só no Sicredi, mas em outros editais também”, reforça a assessora.

O curso também está disponível no site https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/cursos.

Notícias Relacionadas

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia

Corpo de homem é encontrado boiando em rio em Treze de Maio

Apesar de esforços, morre baleia encalhada em Jaguaruna

Homem leva tiros nas costas após confusão intensa ao sair de casa noturna em Turvo

Confusão provoca uma tentativa de homicídio em Turvo e deixa homem ferido com balas nas costas