Geral

INSS nega rumores de que Agência da Previdência Social seria fechada em Lauro Müller

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Os rumores de que a Agência da Previdência Social seria fechada em Lauro Müller foram negados pela assessoria de comunicação da Superintendência Regional Sul do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. “A Agência da Previdência Social em Lauro Müller iniciou as atividades em outubro de 2003 e não há qualquer indicativo de que esta unidade será desativada”, afirmou.

Questionados sobre o motivo de as perícias agendadas por moradores de Lauro Müller estarem sendo redirecionadas para a agência de Orleans ou para outra à escolha do cidadão, a assessoria de comunicação respondeu que o fato se dá devido à agressão contra o único perito médico do INSS lotado na agência e também ao movimento grevista nacional dos peritos.

“Em outubro passado, o único perito médico do INSS lotado nessa agência sofreu agressão por parte de representantes sindicais. A Polícia Federal está apurando os fatos e todos os envolvidos já foram ouvidos pela representação da PF em Criciúma. Desde então, o perito encontra-se afastado para tratamento de saúde e as perícias agendadas para essa unidade foram redirecionadas”, explicou.

A medida, portanto, é temporária. “Esta é uma medida temporária até que o movimento grevista dos peritos, que afeta todo o país, tenha uma definição e a situação das perícias volte à normalidade”, garantiu. Ainda de acordo com a assessoria, a Superintendência Regional Sul do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS procura alternativa e medidas já adotadas em ouras agências da região, podendo resolver a questão até o fim deste ano.

“Outra possibilidade para facilitar a realização de perícias em Lauro Müller é o credenciamento de médicos na cidade. Para isso, a Gerência Executiva de Criciúma solicitou à Direção Central do INSS a inclusão do município no processo de seleção de profissionais para prestação temporária e excepcional de serviços de perícia médica, a exemplo do que já acontece nas cidades de Laguna e de Urussanga. A expectativa é de que o edital de seleção seja publicado e os profissionais sejam contratados até o final deste ano”.