Geral

INSS pode cancelar 22,5 mil pagamentos em Santa Catarina

O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS começou a suspender os pagamentos dos aposentados e pensionistas que não fizeram ainda a prova de vida.

Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS começou a suspender os pagamentos dos aposentados e pensionistas que não fizeram ainda a prova de vida. No último levantamento do governo federal, dos benefícios de julho pagos em agosto, 22.566 catarinenses estão sob esse risco se não regularizarem a situação. O número equivale a 1,55% do total de segurados que devem se submeter ao procedimento no Estado (1,45 milhões). No país, dos mais de 34,7 milhões de beneficiários do INSS, 532,5 mil ainda não compareceram à rede bancária.

A comprovação de vida tem a intenção de impedir pagamentos indevidos a beneficiários já falecidos. O procedimento é obrigatório para todos que recebem pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais.

De acordo com a Previdência Social, a suspensão e posterior cancelamento do benefício é gradual, não havendo prazo definido para evitar um corrida aos bancos. Quem já teve o pagamento suspenso pode voltar a receber se fizer a comprovação, que é diretamente no banco em que se recebe o benefício. O procedimento é feito com a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Conforme informações do site Diário Catarinense

Notícias Relacionadas

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.