Geral

INSS pode pagar 14º salário em 2020 a aposentados; Veja andamento da proposta

Benefício extra visa ajudar economicamente segurados do instituto afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode pagar um 14° salário emergencial ainda em 2020. A proposta, ainda em tramitação, foi a apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e já conta com voto favorável do senador Paulo Paim, relator na Comissão. O intuito da concessão da parcela extra é socorrer aposentados e pensionistas durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2018, 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são dependentes de família, percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

Justificativa da ação
Para Paim, que aprovou o texto no final de junho, o 14º salário além de ter caráter humanitário, será fundamental para injetar recursos na economia. “O dinheiro destinado aos segurados e beneficiários retorna muito rápido para o comércio em geral, possibilitando um aquecimento na economia nacional já no início de 2021 e podendo assim alavancar outros setores da economia”, ressalta o senador.

Vale lembrar que os segurados do INSS receberam o 13º salário adiantado no início da pandemia. Esse dinheiro fará falta para grande parte desses beneficiários no pós-pandemia, o que também justifica a concessão do benefício.

Tramitação

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741, de autoria do advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto prevê a implementação do 14° salário, como uma espécie de gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A sugestão alcançou mais de 60 mil assinaturas, e foi encaminhada a comissão da CDH do Senado. Se aprovada no Congresso Nacional, por senadores e, posteriormente, deputados, o projeto é destinado ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que decide se veta ou sanciona a lei.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Levantamento mostra que 45% dos beneficiários do PIS/PASEP vão usar dinheiro extra para pagar dívidas em atraso

Para SPC Brasil, medida é importante para que o cidadão consiga sanar pendências e recuperar crédito no mercado. Cerca de14% dos brasileiros ainda não sabem se têm direito ao benefício

Secretaria da Fazenda de Criciúma reforça prazo de vencimento para pagamento do IPTU 2020

Pedido de isenção do imposto e alvará de funcionamento também encerra no próximo dia 30 de junho

Prazo para pagamento da guia do alvará 2020 encerra dia 28 de fevereiro em Criciúma

Impressão dos boletos estão disponíveis no site da Prefeitura de Criciúma