Turismo

Instituto Brasileiro de Turismo faz filmagens em Laguna

Foto: Marco Bocão / Comunicação da Prefeitura de Laguna

Foto: Marco Bocão / Comunicação da Prefeitura de Laguna

Laguna entra definitivamente no hall das cidades brasileiras com perfil turístico internacional. A prova disso é o interesse do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur em realizar uma filmagem no município nesta segunda-feira (7). Uma equipe da Uau Filmes! esteve em alguns dos seus principais pontos atrativos, como a Casa de Anita Garibaldi, Farol de Santa Marta, Molhes do canal da Barra da Lagoa Santo Antônio dos Anjos – onde puderam flagrar a pesca artesanal com auxílio dos botos -, arquitetura tricentenária do Centro Histórico, com os seus cerca de 600 casarios de arquitetura barroca, todos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e Ponte Anita Garibaldi.

A Embratur é uma autarquia especial do Ministério do Turismo do Brasil. As imagens gravadas em Laguna serão disponibilizadas no site www.embratur.gov.br, onde o acesso on-line de turistas europeus, estadunidenses e latinos é muito amplo. Isto resultará em uma grande vitrine. Quem ganha com esta produção são os moradores, comerciantes e a própria região, que estará positivamente exposta em um dos endereços eletrônicos mais buscados no país. Na Amurel, Imbituba também recebeu a equipe de filmagem contratada pela agência vencedora da licitação para a prestação do serviço.

Após a coleta de todas as imagens em municípios com tradição turística dos três estados do Sul, um vídeo de cinco minutos estará disponível para o público. O trabalho deve ser  concluído até o fim deste mês. “Serão cerca de 60 locações. Laguna e São Francisco do Sul são especiais aqui em Santa Catarina. Além de serem históricas, têm pontos exclusivos”, reconhece o diretor de filmagens, Paulo Cardoso.

O secretário de Turismo, Lazer e Comunicação da prefeitura, Iberê Aguiar Jaques, acompanhou o trabalho da equipe. “Mostramos um pouco de tantos pontos disponíveis para visitação em nossa cidade. Isto configura Laguna como um dos principais destinos do Brasil”, avalia. Para o prefeito Everaldo dos Santos, o setor é um dos principais da economia do município, que tem cerca de 45 mil habitantes. “Mostramos, por exemplo, um avanço significativo na organização do Carnaval 2016, onde recebemos aproximadamente um milhão de pessoas. Foi um dos mais movimentados do país. Ficamos lisonjeados em fazer parte deste projeto da Embratur”, reconhece o prefeito.

Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação da Prefeitura de Laguna