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Internet influencia diretamente a relação entre consumidores e empresas

Com as compras virtuais cada vez mais numerosas, o SAC agora é online e aberto a todos. Essas e outras mudanças radicais na relação de consumo serão abordadas em palestra gratuita, nesta quarta-feira, em Criciúma.

Mauricio Vargas (Foto: Divulgação)

Mauricio Vargas (Foto: Divulgação)

O perfil do consumidor brasileiro mudou. As lojas físicas estão sendo trocadas pelas virtuais. Os metros andados em busca de determinado produto deram espaço a alguns cliques, e o chamado “boca a boca” cedeu lugar à pesquisa na Internet. Passados alguns anos do advento da rede mundial de computadores, as relações de consumo entre empresa e cliente se modificaram consideravelmente. Os internautas entenderam que a web não serve apenas para diversão ou lazer. Ela pode, sim, ser bastante útil na hora da compra, para tirar dúvidas e conseguir informações sobre determinados produtos, marcas e empresas.

Carine Dotti Boff, de 29 anos, é um exemplo claro na mudança de perfil do consumidor. Para ela, a Internet representa uma grande evolução no mundo contemporâneo. Por meio da rede, é possível pesquisar e conhecer produtos à venda no muno todo. Além disso, encontra-se fóruns sobre as peças, vídeos sobre como usá-las, comparações em diferentes blogs, sites e redes sociais. “Temos que ficar atentos, no entanto, porque assim como existem as empresas idôneas, que cumprem prazos e entregam a mercadoria intacta, também há aquelas despreparadas que agem com descaso e má fé”, pontua.

Atualmente, o Brasil é um dos países com mais vendas online no mundo. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma parcela considerável de brasileiros fazem compras online. Vendas, essas, que cresceram vertiginosamente nos últimos anos, aumentando de 1 milhão de consumidores no ano de 2001 para mais de 43 milhões em 2012. “É muito cômodo, ligo o computador, compro e não preciso sair de casa para isso”, pontua Carine.

Reclame Aqui é fruto do advento da Internet

Após reclamar seus direitos e não ser atendido, em 2001, por uma companhia aérea, Mauricio Vargas resolveu criar uma página na Internet para reunir outros consumidores insatisfeitos. O negócio que no primeiro ano parecia não ter dado muito certo, recebendo apenas 29 reclamações, hoje se transformou no site brasileiro mais bem visto e reconhecido no seguimento. O Reclame Aqui hoje é referência, recebendo em torno de 350 mil visitas diárias de internautas que procuram tirar dúvidas, conhecer determinadas empresas ou reclamar de algum produto ou serviço oferecido.

Nesta quarta-feira, em uma realização da Ápice Comunicação, Vargas chega a Criciúma e ministra uma palestra gratuita no auditório Diomicio Vidal, na Acic, a partir das 19h30min. Direcionado a empresários, estudantes, profissionais de marketing e atendimento, o evento promete trazer muita informação sobre a nova relação de consumo entre cliente, empresa e Internet.

Entre os temas que serão abordados pelo palestrante estão as relações de consumo e a mudança no perfil do consumidor em poucos anos. “O cliente descobriu a arma que tem nas mãos, conseguindo resolver o problema com um simples clique”, aponta. Um exemplo disso é o jovem Eduardo Manenti, de 28 anos. “Já comprei muita coisa pela Internet, e acho uma facilidade enorme. Se a aquisição for feita em um site já conhecido, acabo não pesquisando antes, mas se for um que eu nunca tenha comprado, sempre dou uma olhada no Reclame Aqui. É o melhor lugar para tirar dúvidas e esclarecer informações”, aponta Manenti.

Atualmente, o site de Vargas tem mais de 70 mil empresas cadastradas, onde consta o ranking dos piores e melhores estabelecimentos para comprar, espaço para comparar preços, acompanhar pedidos e ver a nota de atendimento e solução dos problemas. “Não somos um site exclusivamente de reclamações. As pessoas vão até lá pesquisar. Hoje, quem não tem reputação na internet simplesmente não vende”, garante Vargas.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação