Foto: Andreas Gehret
A ilha da Madeira, localizada a sudoeste da costa de Portugal, enfrentou no dia 20 de fevereiro de 2010 um temporal que trouxe transtornos e chamou a atenção da mídia devido às inundações em várias áreas, principalmente na parte sul da ilha.
As chuvas intensas que caíram sobre a ilha, em algumas áreas alcançando mais de 100 mm em poucas horas, fizeram com que os cursos de água transbordassem, causando inundações súbitas. A cidade do Funchal, a capital da ilha da Madeira, foi uma das áreas mais atingidas, com suas ruas transformadas em rios de lama e escombros. A força das águas foi tamanha que veículos foram arrastados, edifícios sofreram danos estruturais e muitas residências ficaram submersas. A capela de Nossa Senhora da Conceição foi levada pela água, restando apenas a imagem da Virgem Maria e outros objetos que algumas pessoas conseguiram salvar.
Os números de pessoas atingidas foram alarmantes: 47 pessoas perderam a vida, 4 foram dadas como desaparecidas, 600 ficaram sem lar e 250 ficaram feridas. A destruição material foi imensa; estradas, pontes e edifícios foram severamente danificados nos municípios de Funchal, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Santa Cruz.
O governo da ilha respondeu rapidamente ao evento, fornecendo abrigos para desalojados e coordenando equipes de salvamento e limpeza das áreas mais afetadas. O Ministro da Administração Interna de Portugal, Rui Pereira, enviou à ilha equipes de socorro experientes com vasta experiência em resgates de sobreviventes em situações dessa magnitude.
A tragédia de 2010 foi considerada a pior catástrofe da história da ilha desde 1803 e serviu como um lembrete da vulnerabilidade da ilha a desastres naturais, bem como da importância da preparação e resiliência da comunidade. Os madeirenses demonstraram uma força incrível ao unir esforços para reconstruir suas vidas e comunidades.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Aluvião na ilha da Madeira em 2010. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Aluvião_na_ilha_da_Madeira_em_2010 Acesso em 20 fev. 2025