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Invasão de dunas no Farol de Santa Marta preocupa autoridades

A elaboração de um projeto de contenção de dunas no acesso do Farol de Santa Marta será sugerida ao Deinfra

A elaboração de um projeto de contenção de dunas no acesso do Farol de Santa Marta, em Laguna, será sugerida pela secretaria de desenvolvimento regional ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). A preocupação é que a estrada seja tomada por areia mesmo depois de receber o pavimento, como ocorre hoje, com a via ainda de chão batido.

“Tem que ser feito um estudo de movimentação de dunas e uma análise da melhor forma de executar este serviço. Não importa a forma, o que não pode é uma estrada pavimentada ficar intransitável por causa de areia”, analisou o secretário regional, Nazil Bento Júnior, em entrevista ao Notisul. Frequentemente, carros atolam antes de chegar ao balneário por causa da areia em excesso.

A obra, prevista no projeto de execução da Rodovia Interpraias, deve começar apenas após a alta temporada. A presença de máquinas e trabalhadores na pista durante o verão só atrapalharia, já que o tráfego é intenso já a partir deste mês.

O trecho de 2,280 quilômetros do acesso ao Farol receberá lajotas, com investimento de R$ 2.770.115,66. O trabalho será feito pela A. Mendes, de Gravatal, vencedora da licitação. A ordem de serviço foi assinada há dois anos, mas até agora nada foi tirado do papel.

A obra era para ter iniciado até julho, para garantir tranquilidade já nesta temporada de verão. “Mas este trecho não é problema, porque é rápido de ser feito”, avalia o engenheiro do Deinfra que fiscaliza a obra, Lucival José Maurílio.

Conclusão da SC-100 ficou para 2014

A SC-100, parte lagunense da rodovia Interpraias, tinha o prazo inicial de conclusão para daqui a dois meses. Porém, por causa de vários entraves, deve ser adiada pelo menos até fevereiro de 2014.

Os trabalhos no trecho onde é previsto asfalto iniciaram em maio de 2011 e o ritmo não é o esperado, principalmente agora, com a chegada de mais um verão e a presença de muitos turistas e veranistas.

No momento, os trabalhos estão concentrados nos primeiros dois quilômetros no sentido balsa-Farol de Santa Marta. Na comunidade de Passagem da Barra, os paralelepípedos foram retirados e a base colocada.

O Licenciamento Ambiental de Operação (LAO) que autoriza a utilização de uma jazida de areia em Jaguaruna, um dos empecilhos que contribuiu no atraso, foi expedido no fim de outubro. A falta desta licença praticamente paralisou os trabalhos por quase um mês.

A ordem de serviço, tanto para o trecho de asfalto, quanto para o de lajotas, foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como faltavam as licenças ambientais, a obra começou somente em maio do ano passado.

A parte em asfalto, que compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, foi licitada por R$ 20.929.047,40 e é executada pela Setep, de Criciúma.