Geral

Irregularidades deixam morador indignado na Praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna,

Acúmulo de lixo, festas que perturbam os moradores e até mesmo estruturas construídas de forma irregular na Área de Preservação Permanente (APP)

Acúmulo de lixo, festas que perturbam os moradores e até mesmo estruturas construídas de forma irregular na Área de Preservação Permanente (APP). Tudo isso estaria ocorrendo na praia de Arroio Corrente, em Jaguaruna, de acordo com o morador local Rogério Marques da Silva. Os órgãos ambientais já foram acionados e prometem verificar as denúncias, e a prefeitura afirma que não há irregularidades.

De acordo com Rogério, um dos problemas mais visíveis no local é o lixo. “Como os resíduos ficam mal acondicionados e a coleta de lixo é feita com equipamentos obsoletos, o lixo se acumula no local”, afirma. Outro fator que estaria perturbando os moradores são as festas de verão, já que, segundo Rogério, uma lanchonete onde ocorrem eventos no fim de semana fecha a rua e coloca a estrutura em local protegido pela lei da APP, além da bagunça que gera no local.

Outro problema, conforme Rogério, estaria na montagem de uma estrutura para abrigar um evento do Sesc, que estaria sem banheiro químico e para a qual teriam sido feitas intervenções irregulares na área de preservação. “Para a entrada de equipamentos, um cômoro foi retirado e no seu lugar foi colocado areão, totalmente inadequado para a natureza e a vegetação.” Rogério conta que acionou os órgãos competentes, como a Polícia Ambiental e a Fatma, mas não teve retorno até o momento.

Procurada pelo Diário do Sul, a Polícia Ambiental informou que a ocorrência foi registrada esta semana e que a demanda nesta época do ano é muito grande, por isso ainda não foi possível ir até o local averiguar, mas nos próximos dias será verificada. A Fatma apontou que a denúncia foi registrada no dia 15 e hoje está aguardando despacho do gerente local para definir se será enviado um engenheiro ao local ou acionada a Polícia Ambiental.