Poder Executivo

Italiano representante de Ala, cidade irmã de Orleans, visita o Paço Municipal

Egídio Bruni é ex-vereador e ex-vice prefeito de Ala, comuna na Itália, na província de Trento.

Fotos: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

Egídio Bruni, ex-vereador e ex-vice prefeito de Ala, comuna na Itália, na província de Trento, esteve nas dependências do Paço Municipal de Orleans nesta quarta-feira (23). Ele estava acompanhado do museólogo Valter Debiasi e de integrantes da comitiva do Rio Pinheiros, que recebe Bruni na cidade, além de vereadores. Ala é a cidade irmã de Orleans.

O museólogo e intérprete Valter Debiasi conta que Orleans e Ala se assemelham em diversos aspectos. “Na alegria das pessoas, nas famílias que vivem forte religiosidade, no espírito empreendedor, nos hábitos e até no jeito das pessoas. Por isso, são cidades irmãs”, definiu.

“Nos sentimos acolhidos e em casa aqui em Orleans. Deixamos uma carta ratificando o nosso Gemellagio e ainda essa semana vamos trocar presentes com o prefeito. Ele é uma pessoa sensacional”, ressaltou o italiano, que disse considerar Orleans um lugar especial.

Para o prefeito Jorge Koch, a vinda de representantes da Itália a Orleans consolida ainda mais as características italianas da cidade, fortalecendo a história, a cultura e o turismo no município. “A cultura italiana aqui é muito forte. Acho que o Rio Pinheiros lidera esse processo cultural, garantindo cada vez mais esse perfil e fomentando a nossa história, o nosso turismo e o nosso conhecimento”.

Na ocasião, ficou definido que em breve uma nova reunião para discussão e aprofundamento do Gemellagio e troca de presentes entre o chefe do Executivo e o representante de Ala. O protocolo que estabelece que “intercâmbios culturais e iniciativas de integração econômica” sejam realizados entre as duas cidades é datado de 2002.

Tal fato se deu após a chegada de Debiasi a Ala, no vestígio de seus ancestrais. No primeiro contato com a cidade, outros seguiram, envolvendo também a Administração Municipal e a Associação Amigos de Orleans, que iniciou um diálogo com Sodeala, a associação que une o Trentino em Orleans. Ao longo dos anos, foram lançadas as fundações que levaram à geminação assinada em 16 de maio de 2013.

  • 1
  • 2
  • 4
  • 5
  • 51270181_1045923198947695_8006584905427320832_n
  • 3

Notícias Relacionadas

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans