Geral

Já são mais de 20 toneladas de tainha

Safra da tainha tem atraído muitos curiosos, que acompanham de perto o trabalho de pescadores em Imbituba, Laguna, Jaguaruna e Garopaba.

Foto: Rancho du Cabo/Divulgação/Notisul

Foto: Rancho du Cabo/Divulgação/Notisul

A safra da tainha começou com tudo neste ano. Em Imbituba, o início do período de pesca foi marcado pela captura de quatro toneladas até ontem, no fim da tarde. A praia Vermelha apresentou um bom índice de cardumes.

No primeiro dia, último domingo, Laguna já tinha fisgado uma tonelada. Até ontem, este número na Cidade Juliana subiu para cerca de 14 toneladas em 72 horas de trabalhos. A maior incidência ocorre no Farol de Santa Marta.

“Muitas pessoas contemplaram a beleza da pesca artesanal. Inclusive, é bom lembrar que a Prainha está fechada para a prática de surfe até o término da temporada”, alerta o empresário João Schmitz, da Pousada Baiuka.

Foi uma tonelada no domingo, três toneladas na segunda-feira e dez toneladas ontem. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z14 de Laguna, Antônio Manoel de Souza, ainda não há como estimar a quantidade até o fim da safra. “A expectativa é das melhores durante toda esta época. Esperamos que seja mais do que em outros anos”.

A safra abriu, oficialmente, domingo, e já é motivo de comemoração. É uma das melhores da história, em Laguna. Grandes quantidades também foram pescadas em Garopaba, Imbituba e Praia dos Ingleses, em Florianópolis.

Nesta época do ano, a tainha sobe através de correntes marítimas vindas do sul, impulsionadas pelo vento sul, para desovar. É neste período que os pescadores concentram os seus esforços em sua captura.

Conforme o site Notisul, a pesca artesanal com rede de arrasto (canoa sem motor) segue até 31 de julho. No próximo dia 15 inicia a pesca industrial.