Geral

Jacaré pode ter aparecido em plantação de arroz em Meleiro

Polícia Ambiental orienta a população caso algum animal silvestre seja visto na região

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Uma imagem repassada por um aplicativo chama a atenção nesta quarta-feira. A foto mostra um jacaré que teria sido visto em uma plantação de arroz na localidade de Sapiranga, em Meleiro, na manhã dessa terça-feira (20). No entanto, a Polícia Ambiental de Maracajá, que atende 25 cidades da região Sul entre Morro da Fumaça e Passo de Torres, não foi acionada.

Conforme o Engeplus, o sargento da Polícia Ambiental de Maracajá, Laudelino Joaquim, orienta a população caso algum animal silvestre seja visto pela região. "É a fundação ambiental de cada cidade que deve ser acionada, entretanto, se o município não possuir o órgão quem deve ser chamada é a Polícia Ambiental", explica.

Em Criciúma, por exemplo, o órgão responsável é a Fundação do Meio Ambiente (Famcri). Já em Araranguá é a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama).

Conforme Joaquim, se o animal estiver no seu habitat ele permanecerá no local, caso contrário será capturado e liberado em outro ambiente. Em caso de ferimentos, o jacaré será levado para um centro de reabilitação, em Florianópolis. 

Visualizar jacarés pela região não é tão incomum. O animal já foi visto nas cidades de Laguna e Tubarão. O jacaré encontrado teria 2,60 metros e 186 quilos. 

Para denúncias, o telefone da Polícia Ambiental é o 3529–0187.