Geral

Jaguaruna decreta calamidade pública após estragos causados por chuva

Município registrou enxurradas, alagamentos e erosão da margem fluvial. Fenômeno ocorreu na sexta-feira.

Reprodução/NSC TV

A Prefeitura de Jaguaruna, no Sul do estado, decretou situação de calamidade pública por causa dos estragos causados pela chuva na sexta-feira (24). O município registrou enxurradas, alagamentos e erosão da margem do rio.

O decreto foi assinado no final da noite de sexta e divulgado no domingo (26). A medida permite que gestores dispensem licitações para serviços ou obras relacionados à contenção do desastre. As aulas da rede municipal foram suspensas.

O principal acesso até o Centro pela SC-442 segue interditado. A ponte que liga o trecho foi bloqueada depois que o Rio Tubarão transbordou e destruiu as cabeceiras.

A prefeitura não tem previsão de quando a ponte será liberada para o tráfego e para a passagem de pedestre. O caminho alternativo pode ser feito pelos bairros Morro Azul e Retiro. Mas, a opção é proibida para caminhões e outros veículos pesados. Outras opções são via balsa de Laguna, SC-100, ou pelo Aeroporto de Jaguaruna.

As chuvas também trouxeram problemas para os bombeiros. O prédio da corporação foi interditado depois que uma cratera com mais de 5 metros de profundidade surgiu no terreno. A sede nova, ainda em obras, está sendo utilizada de forma provisória pela corporação.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Ciclone em SC: SAMU atende mais de mil chamadas durante fenômeno que atingiu Estado

Nesta terça-feira (30), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 1257 chamadas nas oito macrorregiões do Estado de Santa Catarina, durante o ciclone que atingiu a região Sul.

Justiça nega liminar e mantém decreto que fecha supermercados aos domingos em Içara

Em sua análise , o magistrado aponta que o artigo impugnado é válido, não há violação a regras de competência e não há violação ao preceito legal que prevê a manutenção das atividades essenciais.

Prefeitura divulga decreto proibindo acesso a Laguna, às praias, praças e outros agrupamentos

A partir de hoje (20) estão sendo instaladas barreiras de bloqueio fixas e móveis, monitoradas pela Polícia Militar e Guarda Municipal, que impedem a entrada de veículos vindos de outras cidades do estado ou fora dele.