Geral

Jararaca com tamanho raro é capturada em SC: “Animal muito grande”

Segundo biólogo, esta é a maior cobra encontrada no município de Jaraguá do Sul nos últimos quatro anos

Divulgação

Uma jararaca de 1,30 metro foi capturada em uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Esta é a maior cobra encontrada no município nos últimos quatro anos, segundo a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). As informações são do G1.

O caso aconteceu por volta do meio-dia de domingo (24) no bairro Jaraguá Esquerdo, e o resgate durou cerca de 42 minutos. Segundo os bombeiros voluntários, que atenderam à ocorrência, não foi possível detalhar como foi a retirada da jararaca devido ao alto número de chamados envolvendo cobras na cidade.

Depois do resgate, o animal, da espécie Bothrops jararaca, foi entregue à Fujama, onde os biológos perceberam que o tamanho da cobra era acima da média.

— Medimos o animal e ele tem 1,30 metro. A maior jararaca capturada aqui no município desde 2017 — afirma o biólogo Gilberto Ademar Duwe.

Comportamento calmo também chamou atenção

Nesta segunda-feira (25), os biológos realizaram a transposição do animal, que é venenoso, para avaliação da saúde e medição. Mas o que chamou a atenção foi o comportamento calmo da serpente.

— Ela não deu nenhum bote. Estava bem calminha e tranquila. Esses bichos adultos quando têm esse tamanho, mais de um metro, eles são calmos. Isso porque eles sabem o poder que têm. Poucos animais na natureza mexem com ele, eles sabem o poder da picada de um animal destes — diz o biólogo Christian Raboch.

Ainda segundo Christian, a média de tamanho de serpentes da espécie é de cerca de um metro e, por isso, o comprimento da cobra é considerado raro.

— Entre 1,20 e 1,30 é mais raro. É realmente um animal muito grande — pontua.

Nos próximos dias, a equipe da Fujama fará a soltura do animal em uma área de preservação ambiental, distante da área urbana.

O que fazer ao ser picado por uma cobra? 

  • Caso seja picado por uma cobra, não amarre o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
  • Não corte o local, faça perfurações ou sucção;
  • O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

O que fazer ao encontrar uma cobra? 

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
  • O telefone da Fujama, em Jaraguá do Sul, é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Rodovias de SC têm pontos de lentidão nesta Quinta-feira Santa

Há congestionamentos em diferentes locais da BR-101, que liga as principais cidades do Litoral do Estado

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

UniSatc promove bate-papo sobre cyberbullying e fake news

Tema foi abordado com acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Jornalismo