Sem Categoria

Joinville tem exposição gratuita sobre história do ferro de passar roupa

Acervo retrata desenvolvimento industrial e tecnológico por meio do objeto. Mostra é gratuita e ocorre de terça a domingo na Estação da Memória

Foto: Museu do Ferro de Passar / Divulgação

Foto: Museu do Ferro de Passar / Divulgação

Foi aberta em Joinville, no Norte de Santa Catarina, a exposição “Museu do Ferro de Passar” na Estação da Memória. A mostra fica aberta para visitações no piso superior da estação de cargas de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Conforme o G1 SC, o acervo conta um pouco da história do desenvolvimento industrial e tecnológico por meio da evolução do ferro de passar. Ao substituir as rústicas vestimentas de couro por roupas de algodão, surgiu a necessidade de obter mais conforto e dar melhor aparência a esses tecidos.

Desde réplicas de brunidores, que eram usados por povos antigos para alisar os tecidos, aos já ferros elétricos, a coleção apresenta a diversidade do utensílio durante a história da humanidade. “Temos itens do século 17 e 18”, contou o empresário Moacir Bogo, dono do acervo.

Os objetos começaram a ser colecionados há mais de 20 anos por ele. “Gosto muito de antiguidades. Comprei alguns ferros de passar e logo comecei a ampliar a coleção”, disse Bogo.

Inicialmente, os objetos ficavam na casa dele. Como os que tinham acesso ao acervo se mostravam interessados, o empresário decidiu tornar a coleção pública. “Sempre que viajo, procuro uma nova peça”, completou.