Geral

Jornal A Tribuna agora é 100% colorido

A Tribuna é o primeiro jornal do Sul catarinense a ser impresso, diariamente, com todas as páginas coloridas

Foto: Reprodução/A Tribuna

Foto: Reprodução/A Tribuna

A partir de hoje (19), o jornal A Tribuna dá um passo pioneiro para mostrar com mais precisão a região Sul como ela é: dinâmica, naturalmente bela e… colorida. A capa desta edição retrata bem a despedida das páginas que se limitavam ao branco, ao preto e ao cinza. O A Tribuna é o primeiro jornal do Sul catarinense a ser impresso, diariamente, com todas as páginas coloridas.

De acordo com o presidente do conselho de administração do A Tribuna, Anselmo Freitas, a novidade é resultado de um ano de planejamento junto à Gráfica Soller. “Desde que eles começaram a pensar em adquirir uma máquina alemã, que é uma das melhores do mundo, nós já decidimos que o nosso jornal seria todo colorido”, afirma. “É algo que vai beneficiar leitores e anunciantes, porque o jornal vai ficar mais atrativo e acaba com o problema de não haver espaço suficiente nas páginas coloridas para todos os clientes que nos procuram”, acrescenta Freitas.

Segundo ele, o veículo é o principal cliente da gráfica. “Hoje temos em torno de 6 mil exemplares impressos todos os dias. São cerca de 2 mil a mais que o principal concorrente”, compara. Freitas antecipa, ainda, que tanto a Rádio Hulha Negra, adquirida recentemente pelo grupo A Tribuna, quanto a TV Tribuna devem ser alvo de novidades ainda em 2012. O portal Clicatribuna é outro veículo do grupo, que está contabilizando mais de 20 mil acessos diários.

Assinantes e parceiros beneficiados

O leitor, tanto o assinante quanto o que compra uma edição avulsa, passa a ter em mãos um jornal que agora expõe o melhor conteúdo da região de forma mais atrativa. “O Jornal A Tribuna está marcando época. É como ocorreu com o surgimento da era digital, onde os filmes fotográficos foram deixados de lado e um novo mundo se abriu. Estamos ousando como os grandes jornais e valorizando desta forma os nossos anunciantes, leitores e assinantes. É um presente que damos a todos que nos fizeram líder ao longo desses anos”, ressalta o diretor superintendente, Paulo César Bitencourt.

Para o assinante, vai ficar ainda mais prazeroso ficar bem informado. “O leitor de A Tribuna passa a ter em mãos um jornal muito mais atrativo. É outro diferencial”, avalia o coordenador de telemarketing, José Carlos Teixeira Abel. “É até uma coincidência que essa novidade venha agora, quase junto com a primavera, quando tudo fica mais rico em cores. A diferença é que a primavera acaba quando chega o verão, e o jornal todo colorido veio para ficar”, compara.

O editor adjunto de A Tribuna, Saimon Novack, reforça que os leitores vão poder apreciar as informações de forma mais agradável a partir de hoje. “O jornal todo colorido é uma novidade promissora, inclusive, para os nossos profissionais, principalmente para os fotógrafos. Às vezes eles produzem fotos excelentes e não há mais espaço para colocá-las em páginas coloridas. Agora isso não existe mais”, ressalta Novack. “Seja um incêndio ou um dia bonito de praia, por exemplo, o leitor vai poder ver de forma mais próxima da realidade o que está acontecendo. É uma nova era aqui na região. Talvez outros jornais copiem a novidade, mas por enquanto A Tribuna é o único do Sul”, acrescenta o editor-adjunto.

Novidade anima profissionais da fotografia

Os repórteres fotográficos de A Tribuna estão entre os mais empolgados com a mudança. “Todas as fotos saindo coloridas valorizam a matéria, chamando atenção não somente para o texto. Fotos boas, muitas vezes, são tão importantes para o conteúdo quanto uma reportagem bem redigida”, acredita o fotógrafo Lucas Mendes.

Já Lucas Colombo, que exerce a mesma função, explica que a foto colorida expressa mais sentimento. “Se a imagem para ilustrar uma matéria positiva é de uma criança sorrindo, com um céu azul atrás, ela perde um pouco da alegria se cai numa página em preto e branco”, exemplifica o profissional. “Agora nós vamos poder usá-las maiores, porque a beleza delas não será mais ofuscada pela falta das cores”, declara o fotógrafo.

A Tribuna