Geral

Jovem cantora criciumense investe na carreira e tem talento reconhecido

Foto: Mayara Cardoso/Clicatribuna

Foto: Mayara Cardoso/Clicatribuna

Talento, simpatia, e amor ao que faz. Assim pode ser definida a jovem Fernanda Smânia Mendes, de 20 anos. Fernanda trabalha como professora de inglês em uma escola em Criciúma, sua cidade Natal, e investe em sua carreira na música, paixão que traz desde a infância. Com o incentivo da família e o desejo guardado no fundo do coração, a jovem divulga seu talento pelas redes sociais e já teve o reconhecimento de profissionais renomados na área nacional e até internacionalmente. A cada dia novas portas se abrem para a criciumense, que promete levar o nome da cidade por onde passar.

Ainda na infância, Fernanda mostrada o desejo de seguir uma carreira artística. O que no início era sonho de criança passou a ser um objetivo de vida e a menina, mesmo tão jovem, não mediu esforços para se inserir no meio. As músicas que gostava de ouvir e cantar não eram sempre em português, então a língua inglesa passou a ser o primeiro desafio. Junto com o novo idioma, o desejo de aprender a tocar violão se tornou um objetivo, superado com maestria.

Primeiros desafios

A primeira porta fechada na vida da jovem cantora aconteceu ainda na infância, quando tinha apenas sete anos. A irmã mais velha de Fernanda cantava em um coral da cidade e o desempenho chamava atenção da caçula da casa. “Eu achava lindo como a minha irmã cantava e queria entrar nesse coral também, mas infelizmente fiz o teste e não fui aceita. Eu realmente gostava de cantar, mas era ruim e não tinha afinação pra me juntar ao grupo”, lembra.

Apesar da decepção, a criciumense não desistiu. A partir dali os ensaios em casa e com as amigas se tornaram mais intensos. “Chegava em casa da escola e ficava cantando sozinha, ouvindo músicas e fazendo apresentações em casa mesmo. Com o tempo fui melhorando. O que mais me ajudou nesse processo foi o violão, pois me empolgava ainda mais para aprender e cantar”, comenta.

Aos poucos, com uma dica de um amigo e o exemplo do pai, Fernanda foi iniciando sua história com o instrumento. Quem vê a facilidade com que ela manuseia o violão e o usa lindamente não imagina o tamanho de sua dedicação para chegar até aqui. “Não era um sacrifício ensaiar. Eu fazia isso depois do colégio até a noite e o todo o tempo que eu podia. Ainda hoje é isso o que gosto de fazer quando estou em casa”, salienta.

A língua inglesa foi aprendida da mesma forma: com dedicação. Ouvindo músicas estrangeiras, aprendendo a cantá-las, conhecendo seus significados e pesquisando na internet, Fernanda aprendeu sozinha praticamente todas as regras do idioma, tanto que foi convidada a dar aula. “Fui fazer um curso para realmente ver o que eu ainda não sabia e me especializar. Depois de poucos meses na escola fui convidada para trabalhar com recepcionista e depois promovida para professora. Mal podia acreditar, mas amei a ideia e hoje sou apaixonada por dar aula”, conta a jovem.

Reconhecimento valioso

Desde o início de 2015, Fernanda resolveu focar suas atenções à tentativa se seguir carreira profissional como cantora. Quando não está dando aulas, a jovem grava vídeos e estuda ainda mais para melhorar seu desempenho.

As últimas semanas, no entanto, tem sido de boas surpresas para ela. A primeira delas veio de São Paulo. O produtor musical Rick Bonadio, por meio de sua equipe da gravadora Midas Music, entrou em contato com a criciumense para fazer um convite. “Ele afirmou que tinha conhecido meu trabalho por meio de um vídeo na internet e que todos da gravadora tinham gostado muito. Ao falar isso eles me convidaram para participar de uma coletânea de novos artistas, sendo que eu teria uma música produzida, além de vídeos e outras oportunidades. Fiquei muito feliz”, conta Fernanda.

O convite foi visto com euforia pela jovem, porém o custo elevado do projeto fez com que ainda não fosse possível aceita-lo. O valor da participação na coletânea do produtor é de R$12 mil, montante que ela pretende arrecadar até o fim do ano para poder aceitar a oportunidade. “Fiquei muito interessada na proposta, pois sei que pessoas que participaram acabaram tendo bastante visibilidade. Tenho algumas ideias para arrecadar algum dinheiro e conto com o apoio de algumas pessoas que de repente possam me ajudar”, afirma.

Citação internacional

A cantora Jamie Grace, indicada ao Grammy pela canção "Hold Me", e muito admirada pela criciumense, fez uma citação em um dos seus vídeos postados no Youtube sobre o talento de Fernanda. Para ela e todos os seus amigos e familiares o momento foi de euforia. “Saí comemorando pela casa porque imagina isso: uma cantora maravilhosa, que já foi indicada ao principal prêmio da música, me citou e elogiou meu trabalho para o mundo inteiro? Isso não tem preço. Foi um grande estímulo”, conta empolgada.

Durante o vídeo em que cita Fernanda, Jamie fala que tem indicações de algumas cantoras para fazer e diz a criciumense é “simplesmente maravilhosa e tem uma voz incrível”.

Músicas buscam reflexão

Bastante envolvida com sua igreja, Fernanda canta frequentemente em cultos e sonha em usar seu talento para levar boas mensagens para todos. Apesar de seu intenso relacionamento com o assunto, o objetivo da garota não é entrar no gênero gospel, mas, sim, continuar compondo sobre seus sentimentos de amor e reflexão. “Acho que música não precisa ser rotulada. Minhas composições não são exatamente para momentos de oração em si, mas tenho o desejo de que as palavras sirvam para edificar as pessoas, que as façam pensar e melhorar suas vidas”, completa.

Saiba mais:

Confira o talento da criciumense por meio de suas redes sociais:

Facebook: Fernanda Smania

Youtube: Canal Fernanda Smânia

Instagram: @fesmania

Com informações do Portal Clicatribuna