Geral

Jovem de Tubarão assaltado e agredido no Peru recebe alta amanhã

Família tubaronense espera ansiosa a chegada do rapaz de 26 anos. Ele estava no Peru em uma missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os dias de agonia vividos por Rafael de Souza Mendes, de 26 anos, estão próximos de chegar ao fim no Peru. A notícia de uma previsão de alta para amanhã, confirmada ontem por Ligia Mendes, mãe do jovem, que é natural de Tubarão, trouxe grande alegria à família.

Rafael foi vítima de um assalto seguido de agressão na cidade peruana de Huancayo, onde está internado no Hospital Nacional Daniel Alcides Carrión desde o último dia 7. A família soube do caso na última sexta-feira, quando iniciou uma luta para providenciar o retorno do rapaz, que estava atuando como profissional da Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde congrega.

"Meu filho realiza um trabalho chamado colportagem", resume Ligia. Colportar é um ministério e desenvolvido pela Igreja Adventista desde 1881. É uma atividade de distribuição de publicações, como livros e revistas, com conteúdos que beneficiam a sociedade. Esse material chega às pessoas por meio de visitas feitas pelos colportores em casas, igrejas evangélicas, instituições e empresas. A colportagem é uma profissão e um ministério ao mesmo tempo. Cerca de quatro mil pessoas em toda a América do Sul dedicam-se exclusivamente a esta atividade.

Com esta alta programada, era necessária a compra de duas passagens de volta, já que uma amiga peruana de Rafael deve viajar com ele para o Brasil. Ligia confirmou que a própria Igreja comprará as passagens. O avião deve pousar em Porto Alegre entre amanhã e esta sexta-feira, onde a família o aguardará. 

Rafael foi agredido e teve todos os pertences roubados, inclusive os documentos pessoais. "Ainda bem que não foi nada grave. Agradeço amigos e familiares que nos deram muita força, inclusive alguns brasileiros que estão na mesma cidade onde está o meu filho", reconhece Ligia. O tratamento de Rafael, que chegou a ser diagnosticado com um trauma craniano, conforme tomografia realizada em Huncayo, continuará em Tubarão.

Com informações do Jornal Notisul