Segurança

Jovem sofre ferimento com motosserra e precisa ser resgatado em área de mata em Rio Fortuna

Pai da vítima improvisou um torniquete e caminhou por volta de dois quilômetros pela mata para conseguir acionar o socorro; resgate envolveu equipes terrestres, equipe médica e aeronave do SAER/SARASUL.

Foto: CBMSC

Um jovem de 19 anos precisou ser resgatado após sofrer um ferimento lacerante na perna enquanto realizava o corte de árvores com uma motosserra em uma área de reflorestamento de eucaliptos, na localidade de Rio Azedo, bairro Boa Vista, em Rio Fortuna. O atendimento ocorreu por volta das 12 horas desta terça-feira, dia 11. O pai da vítima, que também trabalhava nas proximidades, percebeu o acidente e realizou os primeiros socorros.

Ele confeccionou um torniquete com meios de fortuna e manteve a perna esquerda do filho elevada, na região do terço distal da coxa. Como o ponto da ocorrência ficava em uma área de difícil acesso, o homem precisou caminhar aproximadamente dois quilômetros pela mata até conseguir acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A guarnição de Braço do Norte foi deslocada para o atendimento. O SAER/SARASUL também foi acionado e chegou inicialmente ao local, mas, devido a um desencontro de informações, a equipe não estava com os equipamentos necessários para realizar o resgate em altura.

Durante o deslocamento terrestre, a viatura dos bombeiros encontrou diversos pontos de atoleiro e trechos íngremes na estrada. Por conta das condições, o veículo precisou ser deixado em um local seguro, e parte da equipe continuou o deslocamento a pé por aproximadamente dois quilômetros. A aeronave retornou à base, em Criciúma, para reabastecimento e para buscar os equipamentos necessários à operação. Enquanto isso, o pai da vítima preparou um ponto de pouso, derrubando árvores e sinalizando a área com uma fogueira. A fumaça auxiliou a equipe aérea na localização do ponto.

Com o retorno da aeronave, a equipe médica, formada por médico e enfermeira, foi transportada até o local preparado para o pouso. De lá, acompanhada pelo pai da vítima, a equipe percorreu cerca de 250 metros mata adentro até chegar ao jovem e iniciar o atendimento pré-hospitalar. Outros integrantes do Corpo de Bombeiros também foram transportados pela aeronave para auxiliar na operação. Todo o efetivo empregado participou do resgate e do transporte da vítima até o ponto de pouso.

Após ser retirada da área de mata, a vítima foi levada pelo SAER/SARASUL ao Hospital São José, em Criciúma, para atendimento médico. Depois da entrega do jovem à unidade hospitalar, a aeronave retornou ao local de pouso para transportar o pai da vítima e os demais bombeiros até o ponto de apoio. Durante o retorno, os bombeiros ainda precisaram realizar o desatolamento da viatura, que ficou presa em pontos de atoleiro e trechos íngremes da estrada.

Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Bombeiros controlam incêndio e resgatam cachorro em apartamento de Laguna

Moradora conseguiu deixar o imóvel em segurança, mas o animal permaneceu no apartamento até a chegada das equipes.

Adolescente de 13 anos permanece em estado grave um dia após atropelamento em Siderópolis

Menino estava com a mãe quando foi atingido por uma motocicleta em Rio Jordão Baixo; segundo os bombeiros, condutor teria tentado desviar de um quebra-molas antes do acidente.

Viatura dos bombeiros sai da pista após passar por óleo em Laguna

Acidente ocorreu durante o deslocamento para atender um idoso de 79 anos; nenhum bombeiro ficou ferido.

Homem armado com faca e objeto semelhante a arma rouba farmácia em Balneário Rincão

Criminoso levou aproximadamente R$ 800 do caixa e não havia sido localizado até o encerramento da ocorrência.