Geral

Jovens da Operação Rondon visitam atrativos de Lauro Müller

Para encerrar os trabalhos no município, os universitários conheceram o Castelo, Carbonífera Belluno e propriedade da família Rigon, na Serra do Rio do Rastro

Os 22 estudantes da operação Serra & Mar, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), que estiveram em Lauro Müller por dez dias, enceraram seus trabalhos na tarde desta sexta-feira (3), conhecendo algumas atrações do município. O passeio, que encerrou por volta das 19 horas, contou com a participação do secretário de Turismo e Urbanismo do município, Márcio Luiz Rosa.

Após almoçarem na Escola José Heleodoro Barreto Júnior, do bairro Arizona, os “rondonistas” foram visitar três locais do município, escolhidos por eles. A primeira visita foi ao Castelo, obra construída por Henrique Lage, em 1919, e que se tornou um ponto turístico de Lauro Müller. O local é tombado pela Fundação Catarinense de Cultura e atualmente pertence ao Grupo Salvaro.

A segunda escolha dos universitários foi visitar uma mina de extração de carvão. Ao conhecerem a história do município, os estudantes ficaram impressionados ao saberem que a primeira mina de carvão do Brasil foi aberta em Lauro Müller, o que tornou o município bastante conhecido por ser o berço histórico do carvão nacional. Para essa visita, a Carbonífera Belluno, do Grupo Salvaro, abriu as portas da empresa e acolheu os estudantes. Recepcionados pelo supervisor geral, Valdemir Pelegrini, os estudantes puderam inclusive conhecer o subsolo da mina, que assim como outras unidades do grupo, se destaca pela preocupação constante com o meio ambiente.

A última visita dos “rondonistas”, encerrando o ciclo de atividades da operação em Lauro Müller, foi descrita por grande parte do grupo como uma “visita ao paraíso”, após conhecerem a propriedade da família Rigon, localizada entre os Cânions da Serra do Rio do Rastro. O desbravador do local, o empresário Mercilo Rigon, juntamente com sua esposa, Marta Rigon, recebeu os estudantes na propriedade, que está sendo preparada para receber turistas de todo o mundo.

“Tivemos a oportunidade de conhecer locais fantásticos, que jamais iremos esquecer. Foram momentos únicos vividos aqui em Lauro Müller e que certamente vão contribuir com a nossa formação acadêmica”, relatou Camila Miranda, de Brasília, e estudante do curso de farmácia.

Como já é de costume, as pessoas ao conhecerem o município lauromüllense ficam encantadas pelos inúmeros atrativos turísticos que a cidade oferece e também pela simpatia do povo. Pontos positivos como esses também foram relatados pelos “rondonistas” que ficaram em Lauro Müller.

“Um município com locais paradisíacos, com muitos atrativos e com pessoas acolhedoras. É assim que posso descrever o município de Lauro Müller”, disse uma das líderes do grupo, professora Eliana Buss, de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina.

“Nestes dez dias que estivemos aqui, conseguimos alcançar nosso objetivo nas diversas oficinas realizadas pelo município. Tenho certeza que a formação acadêmica foi enriquecida muito com os trabalhos desenvolvidos aqui”, relatou a professora, acrescentando que promete voltar outras vezes a Lauro Müller.

Sobre o projeto

A Operação Serra & Mar, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), reuniu cerca de 170 extensionistas da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc e de outras instituições do país. Além de Lauro Müller, mais seis cidades da região, foram escolhidas para receber o projeto: Urussanga, Morro da Fumaça, Jacinto Machado, Sangão, Praia Grande e Santa Rosa do Sul.

O objetivo desta quarta operação no núcleo da Udesc foi realizar as ações de extensão nos municípios que a Udesc não possui campus, levando atividades que contribuíssem com o desenvolvimento das regiões onde estão localizados.

Nos dez dias que os universitários ficaram nas cidades, diversas atividades foram realizadas, entre elas oficinas abrangendo as oito áreas da extensão universitária brasileira, que são comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia de produção.

Confira todas as fotos do passeio dos “rondonistas” na Galeria de Imagens.

[soliloquy id=”10235″]