Geral

Jovens de Siderópolis passam por processo de orientação profissional

A parceria entre o Cras e o CIEE de Criciúma tem como intuito preparar os adolescentes do município para o mercado de trabalho.

Foto: Suelen Bongiolo

Foto: Suelen Bongiolo

Nas próximas semanas, quase 30 alunos da Escola de Educação Fundamental (EEF) Deputado Silvio Ferraro, de Siderópolis, passarão por um processo de orientação profissional. A ação é uma parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Criciúma.

O primeiro encontro, realizado na terça-feira (18), foi conduzido pela psicóloga e consultora de atendimento, Cristiane Alves Dias, e pela assistente de atendimento ao estudante, Carolina Lemos, ambas do CIEE. Na ocasião, as profissionais apresentaram aos estudantes o trabalho desenvolvido pela instituição e os temas que serão abordados ao longo do mês.

“Este é um ciclo de palestras com temas para desenvolver o potencial de cada um, seja como estagiário ou como aprendiz. Daremos dicas de como funciona o mercado de trabalho, os meios para ingressar nele e de como proceder depois de ser aceito em uma empresa”, explicou Cristiane.

De acordo com a psicóloga do Cras, Mariângela De Mattia Cardoso, um dos objetivos dessa iniciativa é que no final do processo os jovens comecem a ingressar no mercado de trabalho. “As orientações passadas vão desde a elaboração de um currículo, a maneira como devem se comportar em uma entrevista de emprego e dentro da empresa e até a escolha da profissão em si. Tudo isso visando orientar e conduzir os estudantes nessa questão”, explicou.

Colaboração: Suelen Bongiolo