Conhecida pela sigla JMJ, a Jornada Mundial da Juventude, do italiano “Giornata Mondiale della Gioventù,” foi criada e instituída pelo então Papa da Igreja Católica, João Paulo II, em 20 de dezembro de 1985. Trata-se de um evento religioso com o intuito de reunir milhões de jovens de todas as partes do mundo em locais escolhidos pela organização do evento.
O evento pretendia ser anual inicialmente, mas com o tempo foi instituído que seria realizado no intervalo de dois ou três anos. Em todas as edições, milhões de jovens de todos os continentes do planeta se reúnem, o que ajuda a construir uma relação de paz e amizade entre diferentes povos e nações. Durante todo o evento, os jovens participam de missas, catequeses, palestras, momentos dedicados à oração, shows, entre outros, disponíveis em diversos idiomas.
Em todas as edições, o atual Papa é responsável por propor um tema, retirado de um versículo da Bíblia Sagrada. A partir disso, são produzidos um hino e um logotipo que serão usados por todos os dias do evento, bem como são escolhidos patronos intercessores. A primeira Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Roma, em 1986, e naquela ocasião, o Papa João Paulo II entregou uma cruz de madeira de 3,8 metros, pedindo que ela fosse levada a todos os continentes do planeta como símbolo do amor de Cristo pela humanidade.
A escolha do lugar que sediará o evento é feita pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em conversa com o atual Papa. A edição que mais reuniu jovens foi realizada na capital das Filipinas, Manila, onde cerca de 5 milhões de pessoas se concentraram. Em seguida, a edição de 2013, no Rio de Janeiro, Brasil, atraiu cerca de 3,7 milhões de jovens. Atualmente, somente o continente africano ainda não sediou nenhuma edição da Jornada Mundial da Juventude. Os demais já foram agraciados com o evento pelo menos uma vez ao longo desses quase 40 anos de existência.
Fonte Consultada:
WIKIPÉDIA. Jornada Mundial da Juventude. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornada_Mundial_da_Juventude Acesso em 20 dez. 2024.