Geral

Jovens trocam folia por retiro espiritual no Carnaval

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Não só de folia se vive o Carnaval. Em Criciúma, os jovens católicos aproveitam o feriadão com muita fé e louvor, longe das drogas e das badalações. Nesse final de semana, o retiro do 19º Vinde e Vede – Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo -, organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Criciúma,  reuniu mais de mil fieis no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, no Parque Centenário. O retiro encerra na próxima terça-feira e terá às 11h30min a missa do bispo Dom Jacinto Flach, que também esteve presente na abertura do evento no sábado.

Segundo Josiane Fernandes, uma das organizadoras do Vinde e Vede, o retiro recebe, além de diversos jovens da região, fieis também de outros municípios catarinenses, como Florianópolis e Balneário Camboriú. “Temos a presença até de uma polonesa”, revela. Somente na organização são 300 voluntários envolvidos, passando por diversos setores, da limpeza ao refeitório, por exemplo. “Hoje (ontem) recebemos a presença das irmãs de Florianópolis e o Ministério de Música Amados do Eterno”, emenda Josiane.

Para a renovação espiritual o Vinde e Vede proporciona muita música, orações, pregações, trabalhos; individuais ou em grupos; e muita integração. “Ninguém deixa de se divertir”, garante Diego Vieira, também da organização. “Esse retiro é uma opção diferenciada e quem vem se identifica, pois sai daqui preenchido”, diz Diego. “Tudo é feito em prol da vida. Recebemos uma moça que sofreu um acidente e teve que amputar uma perna. Conseguimos um sofá para ela ficar e ela nos disse que se encontrou, que ganhou força aqui para esse momento difícil a qual passa”, relata Josiane.

Oportunidade para várias amizades

Pela quinta vez, Marina da Silva de Matos, de 21 anos, moradora de Içara, prestigia o evento. “Aqui aprendemos na prática que não precisa fumar e beber para se divertir e que fazemos parte também de uma festa, da adoração. Saio sempre daqui preenchida, cheia de vida, por isso volto e voltarei sempre ao Vinde e Vede, onde todos querem o bem de todos”, afirma Marina.

Já a amiga Paula Cabreira Stolk, de 15 anos, prestigia pela terceira vez o retiro, e assim como Marina, já eternizou o Vinde e Vede no calendário para todos os carnavais. “Além das formas de evangelização, que são maravilhosas, a gente faz muita amizade. Todo mundo se olha e já ri, cumprimenta, se abraça. É diferente das festas comuns, onde geralmente as pessoas te encaram, te julgam pelo ter e não pelo ser. Aqui reina a simplicidade”, declara a garota.

Campanha a favor da vida é intensificada

Buscando o trabalho não só religioso como também o social, a campanha “Brasil Vivo! Sem Aborto!”, promovida pelo Ministério de Fé e Política da Renovação Carismática Católica (RCC), foi um dos temas abordados na manhã de ontem no Vinde e Vede. “Apoiamos tudo que é em favor da vida”, completa Diego Vieira. A campanha, que visa proteger a vida desde a sua concepção até a morte, é destaque em todo o país desde janeiro de 2014.

O coordenador do Ministério de Fé e Política da Diocese de Criciúma, Pedro Manoel da Silva, frisou a importância da mobilização. “Dizem que para que o mal triunfe, é preciso que os bons não façam nada. Nós estamos aqui para fazer a diferença, impedir o mal de vencer”, ressalta. O vereador e membro do ministério, Salésio Lima, chamou a atenção dos jovens para uma movimentação nas redes sociais que iniciou no ano passado, e que será intensificado esse ano, em prol de um projeto que revoga a lei n° 12.845/13 que permite o aborto em situações específicas.

Com informações do Portal Clicatribuna