Saúde

Julho Amarelo: 3.438 testes rápidos de hepatites B e C realizados durante campanha

Ação promovida pela Secretaria de Saúde de Criciúma dobrou o número alcançado em 2017, de 1.659 testes rápidos.

Foto: Arquivo/Decom

Durante todo o mês de julho, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Hepatites Virais, promoveu ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Finalizada a campanha ‘Julho Amarelo’, o número alcançado surpreendeu: foram realizados 3.438 testes rápidos de hepatites B e C. No mesmo período do ano passado, foram 1.659 testes, cerca de metade.

“Essa campanha teve um apoio muito grande. Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município tiveram destaque. As equipes foram nas empresas do seu bairro, realizaram os testes e passaram orientações”, justifica a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Fabiana de Brida.

Durante o ‘Julho Amarelo’ foram registrados 24 casos da doença. “As pessoas que descobrem que têm a hepatite recebem a oportunidade de fazer o tratamento e diminuir as chances de a doença progredir para cirrose ou câncer hepático”, informa a coordenadora.

Fabiana também afirma que os pacientes que foram curados não transmitem mais o vírus, contribuindo também para a diminuição de novos casos da doença em Criciúma.

A campanha contou com o apoio de diversas entidades de Criciúma. A parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital São José – HSJ, Rotary Club e a Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc somaram 1.034 testes rápidos de hepatites B e C. O restante foi realizado por meio das unidades de saúde.

O município oferece testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes são realizados nas 48 Unidades Básicas de Saúde – UBS, na sede do Programa de Atenção Municipal às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/HIV/AIDS – Pamdha e nos Centros de Atenção Psicossocial – Caps III e AD.

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo

O município também está com bons resultados na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo, realizada durante o mês de agosto. Na ação do último sábado (11), 278 crianças foram imunizadas, com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. A iniciativa ocorreu na Praça Nereu Ramos, em parceria com o Rotary Club, e no Estádio Heriberto Hülse.

Colaboração: Ana de Mattia / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Decreto suspende pedidos de gratificação em Criciúma e indícios de fraudes são investigados