Saúde

Julho Amarelo: mais de 3,6 mil testes rápidos realizados em Criciúma

Entre 2014 e 2019 foram feitos 17.680 testes rápidos e confirmados 93 casos.

Divulgação

Durante todo o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, via Programa de Hepatites Virais, promoveu ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho. Na campanha Julho Amarelo deste ano, foram realizados 3.639 testes rápidos de hepatites B e C. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a Administração Municipal realizou 255 testes a mais. Entre 2014 e 2019, foram feitos 17.680 testes rápidos, com 93 casos confirmados.

Nos testes de julho, oito resultados foram detectados reagentes, sendo um para hepatite B e sete para hepatite C. Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Fabiana de Brida, o trabalho de prevenção segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma. “Testes rápidos e vacina de hepatite B continuam sendo ofertados. Atividades em parceria com Rotary Club, Hospital São José e Unesc continuarão sendo realizadas”, comenta.

No início deste mês, quatro novos casos de hepatite C foram confirmados no município, totalizando 11 casos. “Muitas pessoas têm a doença e não sabem, por conta de os sintomas serem silenciosos. Quem descobre precocemente, tem a oportunidade de se tratar, diminuindo a chance de a doença progredir para cirrose ou câncer hepático e a pessoa curada não transmite mais o vírus. Por isso a importância de unirmos nossos esforços para um bem comum”, enfatiza Fabiana.

Parcerias com instituições de Criciúma

Entre os dias 1º e 12 de julho, ocorreu uma ação com os estudantes e funcionários da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A iniciativa contou com 52 testes de hepatite B e C, HIV e sífilis, e sem resultados reagentes. Já no dia 10, foi no hall de entrada do Hospital São José (HSJ), com 150 testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis, e sem resultados reagentes.

No dia 27 de julho, em parceria com o Rotary Club, foi executada uma ação de conscientização na Praça Nereu Ramos. No total, 220 testes rápidos de hepatite B foram feitos, tendo um resultado reagente, e 220 testes de hepatite C, com dois resultados reagentes. Além disso, 116 doses de vacina de hepatite B foram aplicadas.

Atenção Básica

Durante todo o último mês, foram realizadas ações com a Atenção Básica de Criciúma. Foram feitos 1.421 testes de hepatite B, sem resultados reagentes, e mais 1.426 testes de hepatite C, com cinco resultados reagentes. Mais 53 vacinas contra hepatite B foram realizadas.

A iniciativa contou com uma ação de panfletagem, sendo que 12 mil pessoas foram atingidas. Conforme a enfermeira, também foram realizadas 2,5 mil orientações em sala de espera, 150 pessoas foram orientadas em grupos de mães, doentes crônicos, gestantes, idosos, escolas e empresas. Além disso, foram repassadas orientações em salões de beleza e estúdio de tatuagem, quanto a esterilização de instrumentos.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Com apoio da Fapesc, startup catarinense vai produzir tecido pulmonar in vitro para testes de Covid-19

O material servirá para analisar a ação do novo coronavírus no pulmão, assim como confirmar a eficiência de medicamentos na cura da doença.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete