Saúde

Julho amarelo: mês alerta sobre as hepatites virais

A ação vem para conscientizar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações.

 

Julho iniciou e com ele a luta contra as hepatites virais. Definido como Julho Amarelo, a ação vem para conscientizar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações. E em busca de conscientizar e alertar a população tubaronense sobre a doença que pode ser silenciosa, uma programação durante o mês vai ser realizada, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão e com início neste sábado (6).

São cinco tipos de hepatite, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, mas também existem a D e E, que são mais raros no Brasil. A enfermidade ataca o fígado e, se não cuidada, evoluí para quadros mais graves. Para serem diagnosticadas, é realizado exames de sangue e testes rápido. Assim, para promover a prevenção e o cuidado serão exercidas diversas atividades.

Neste sábado (6), uma equipe atenderá na Casa da Cidadania, em livre demanda, interessados em fazer teste rápido. O horário de funcionamento será das 9 até as 16 horas e para conseguir fazer o exame, basta ir até o local com um documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o mês haverá testes rápidos, palestras educativas em escolas, curso técnico e empresas e distribuição de preservativo e a intensificação da vacina contra a hepatite B. Para a população vulnerável também haverá atividades voltadas ao assunto.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Tribunal de Justiça alerta para novo golpe aplicado em nome de magistrados

Nos últimos dias, ocorreu em pelo menos 10 comarcas, principalmente das regiões Sul e Meio-Oeste.

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.

Defesa Civil emite alertas para hoje e amanhã