Saúde

Julho amarelo: mês alerta sobre as hepatites virais

A ação vem para conscientizar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações.

 

Julho iniciou e com ele a luta contra as hepatites virais. Definido como Julho Amarelo, a ação vem para conscientizar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações. E em busca de conscientizar e alertar a população tubaronense sobre a doença que pode ser silenciosa, uma programação durante o mês vai ser realizada, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão e com início neste sábado (6).

São cinco tipos de hepatite, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, mas também existem a D e E, que são mais raros no Brasil. A enfermidade ataca o fígado e, se não cuidada, evoluí para quadros mais graves. Para serem diagnosticadas, é realizado exames de sangue e testes rápido. Assim, para promover a prevenção e o cuidado serão exercidas diversas atividades.

Neste sábado (6), uma equipe atenderá na Casa da Cidadania, em livre demanda, interessados em fazer teste rápido. O horário de funcionamento será das 9 até as 16 horas e para conseguir fazer o exame, basta ir até o local com um documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o mês haverá testes rápidos, palestras educativas em escolas, curso técnico e empresas e distribuição de preservativo e a intensificação da vacina contra a hepatite B. Para a população vulnerável também haverá atividades voltadas ao assunto.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.