Saúde

Julho Amarelo: Morro da Fumaça fornece testes rápidos e vacina contra a Hepatite B

Mês é dedicado á conscientização e combate às hepatites virais

Divulgação

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, podendo evoluir e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Para alertar e conscientizar sobre os cuidados com a doença foi instituído o Julho Amarelo. Em Morro da Fumaça, testes rápidos e vacina contra a Hepatite B são disponibilizadas nas unidades de saúde.

Como prevenção à hepatites B, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback, está o uso de preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates de unhas, lâminas de barbear, escovas de dentes e outros objetos que furam ou cortam. “Para serviços de manicure, as pessoas devem utilizar cada uma o seu kit individual de alicate, lixa e palito. Caso não seja possível, exija instrumentos esterilizados e materiais descartáveis. Os estúdios de tatuagem e de colocação de piercings também devem usar instrumentos esterilizados e materiais de uso único. Contra Hepatite B existe vacina, que está disponível nas unidades de saúde”, salienta.

Já contra a Hepatite C não há vacina. “Existe teste rápido para detectar as hepatites B e C nas unidades de saúde. O tratamento para as hepatites virais está disponível gratuitamente na rede do SUS. Somente com exames é possível saber se a pessoa tem hepatite, por isso é importante fazer o teste rápido e colocar um ponto final à dúvida”, completa.

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso