Saúde

Julho Amarelo: Morro da Fumaça fornece testes rápidos e vacina contra a Hepatite B

Mês é dedicado á conscientização e combate às hepatites virais

Divulgação

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, podendo evoluir e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Para alertar e conscientizar sobre os cuidados com a doença foi instituído o Julho Amarelo. Em Morro da Fumaça, testes rápidos e vacina contra a Hepatite B são disponibilizadas nas unidades de saúde.

Como prevenção à hepatites B, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback, está o uso de preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates de unhas, lâminas de barbear, escovas de dentes e outros objetos que furam ou cortam. “Para serviços de manicure, as pessoas devem utilizar cada uma o seu kit individual de alicate, lixa e palito. Caso não seja possível, exija instrumentos esterilizados e materiais descartáveis. Os estúdios de tatuagem e de colocação de piercings também devem usar instrumentos esterilizados e materiais de uso único. Contra Hepatite B existe vacina, que está disponível nas unidades de saúde”, salienta.

Já contra a Hepatite C não há vacina. “Existe teste rápido para detectar as hepatites B e C nas unidades de saúde. O tratamento para as hepatites virais está disponível gratuitamente na rede do SUS. Somente com exames é possível saber se a pessoa tem hepatite, por isso é importante fazer o teste rápido e colocar um ponto final à dúvida”, completa.

Notícias Relacionadas

Conselho Regional de Medicina de SC orienta sobre regras para prescrição de canabidiol

Medicamentos com o princípio ativo só podem ser indicados para crianças ou adolescentes que tenham casos de epilepsias refratárias aos tratamentos convencionais

Gaeco prende servidora do meio ambiente de Cocal do Sul

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na cidade na manhã desta segunda-feira, 15

Homem atira em posto de combustível e vai preso em Araranguá

Outro envolvido foi preso por ter escondido a arma

Família é alvejada por tiros em Tubarão; bebê foi atingido

O bebê foi levado ao hospital e a mãe está em coma induzido; caso foi registrado na noite deste domingo, 14